19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de julho, 2024
spot_img

Educação tecnológica na prática: professores da Rede Sesi de MS recebem capacitação da Microsoft

A educação tecnológica já é uma realidade para os professores da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul. Todo o corpo docente que atua nas sete Escolas Sesi no Estado foram certificados pela Microsoft em alfabetização tecnológica, e podem fornecer uma experiência de aprendizagem rica e personalizada aos alunos.

As competências globais são verificadas pelo programa Microsoft Certified Educator (MCE), que tem como objetivo avaliar se os educadores entendem como aplicar ferramentas de tecnologia nos seis domínios de conteúdo diferentes, não se eles são proficientes em usar ferramentas de tecnologia específicas. 

As habilidades medidas são: facilitar a colaboração do aluno, facilitar a comunicação especializada, facilitar a autorregulação, facilitar a solução e inovação de problemas reais, facilitar o uso de ferramentas de informação e comunicação dos alunos (ICT), e usar ICT para ser um educador efetivo.

Ao todo, 231 pessoas da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul alcançaram a certificação da Microsoft, incluindo professores, diretores escolares e analistas. As Escolas Sesi estão presentes em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Naviraí, Aparecida do Taboado e Maracaju.

Entre os professores capacitados, estão o professor Helton Martins de Souza, da Escola Sesi de Dourados. 

“Obter a certificação da Microsoft foi muito gratificante. Pudemos aperfeiçoar as nossas competências tecnológicas, possibilitando experiências cada vez mais tecnológicas e personalizadas para nossos estudantes. Outro fator a ser destacado é o valor que essa certificação trouxe ao nosso currículo profissional, algo que torna os docentes da Rede Sesi diferenciados ainda mais na área da educação”, destacou. 

Além do diferencial no currículo do educador, a certificação da Microsoft permite que os alunos tenham experiências inovadoras de ensino, como observa o articulador da educação tecnológica da Rede Sesi, Washington Luiz de Oliveira Carvalho.

“A tecnologia transformou radicalmente as relações humanas, a forma como consumimos informação e também o processo de aprendizagem. A certificação é uma comprovação de que o professor está apto para aplicar o uso da tecnologia em sala de aula. A partir da tecnologia, o processo de aprendizagem torna-se muito mais atrativo”, afirma.

Fonte: Ascom Fiems

Fale com a Redação