Quem não atualizar informações ou tirar o título até a data não poderá votar e ficará impedido de emitir documentos e participar de concursos públicos
O prazo para estar em dia com a Justiça Eleitoral e participar das Eleições Gerais de 2026 começa a apertar. Quem ainda não tem título de eleitor, precisa transferir o domicílio ou atualizar informações cadastrais tem menos de quatro meses para resolver a situação: o cadastro eleitoral será fechado em 6 de maio. Após essa data, novas solicitações não serão aceitas.
Até o fechamento do cadastro, os eleitores podem: tirar o primeiro título de eleitor, solicitar transferência de domicílio, atualizar dados cadastrais e regularizar pendências. Todos os serviços estão disponíveis nas unidades da Justiça Eleitoral e também online, pelo Autoatendimento Eleitoral no portal do TSE.
O atendimento ao público segue normas definidas pelo Provimento nº 5/2025 da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, garantindo que todos os cidadãos que comparecerem dentro do horário estipulado sejam atendidos, inclusive no último dia do prazo.
Em Campo Grande, por exemplo, o Fórum Eleitoral fica na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, Jardim Veraneio, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No interior do estado, os eleitores devem procurar os fóruns regionais, cujos endereços estão disponíveis no site do TRE-MS.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiros maiores de 18 anos, e facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas maiores de 70 anos e analfabetos. Quem tem 15 anos já pode solicitar o título, mas só poderá votar de forma facultativa se completar 16 anos até a data do pleito, marcada para o primeiro turno em 4 de outubro de 2026.
O descumprimento do prazo implica em não poder votar e obrigações como justificar a ausência nas urnas ou pagar multa. Além disso, quem estiver irregular fica impedido de obter passaporte, carteira de identidade ou se inscrever em concursos públicos, entre outras restrições.
Para consultar a situação eleitoral, os eleitores podem acessar o Autoatendimento Eleitoral no portal do TSE, informando nome completo, data de nascimento e CPF.




















