17.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Em dois dias, PMA apreende mil metros de redes em quatro rios de MS

Foram soltos 20 quilos de peixes vivos dos petrechos ilegais

Entre a última quinta-feira (18) e hoje (20), a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou uma operação fluvial nos rios Paraná, Quitéria, Pântano e Grandinho e afluentes, fiscalizando embarcações e pessoas que pescavam as margens dos rios.

Segundo nota da PMA, todos os pescadores estavam dentro das normas legais. Mas no trecho fiscalizado, foram localizado uma grande quantidade de redes armadas nos rios.

Ao todo, a equipe retirou 18 redes de pesca, medindo aproximadamente 1.000 metros, que estavam armadas ilegalmente em diversos pontos dos rios, principalmente no rio Paraná. Os infratores que armaram as redes não foram localizados e nem identificados. Foram soltos em torno de 20 quilos de peixes vivos que estavam presos às redes.

“Esse tipo de fiscalização preventiva é fundamental e tem sido prioritária nos trabalhos preventivos à pesca predatória da PMA, pois a retirada desta quantidade de redes (petrechos ilegais) dos rios impede a degradação dos cardumes, tendo em vista o alto poder de captura destes tipos de petrechos”, frisou nota.

A PMA esclareceu que é difícil a prisão das pessoas que se utilizam desses petrechos ilegais, em virtude do pouco tempo que levam para armar e conferir os peixes capturados pelas redes, ficando pouco tempo expostos. “Mais difícil ainda porque armam os materiais normalmente à noite”, finalizou.

Fale com a Redação