Fiscalização em Dourados. (Foto/Divulgação)

O curso para a formação de agentes de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está chegando ao fim no município de Dourados e agora, os alunos passam pela fase final que é a aplicação prática das aulas. Com isso, desde a última quarta-feira (22) várias operações de blitz estão sendo realizadas pela cidade com o apoio da Polícia Militar, Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Guarda Civil Municipal.

Segundo informações do coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marcos Alexandre Brandão, agentes de fiscalização, instrutores do curso estarão acompanhando todas as operações como forma de avaliar e tirar dúvidas dos alunos. “A intenção é de que, ao término do curso, seja criado o setor de fiscalização de Dourados, que tem o objetivo de somar forças junto às autoridades locais para intensificar as ações”, afirmou Brandão, que também é um dos instrutores do curso.

Curso

As aulas do curso de agente de trânsito do Detran-MS tiveram início no dia 16 de agosto em Dourados. No total, são quarenta servidores do Departamento que têm cumprido uma grade curricular com nove disciplinas: legislação de tráfego, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, ética e cidadania, psicologia aplicada, o papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, a decisão de implantar o setor nasceu de acordo com a necessidade de apoiar as autoridades locais em trânsito e ampliar a fiscalização, coibindo excessos e o uso bebida alcoólica e direção. Isso levando em conta uma frota de 166.054 veículos e 130.165 condutores apenas na idade de Dourados.

Comentários