18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Em homenagem à cantora Delinha, proposta institui o “Dia do Rasqueado”

O dia 16 de junho, data do falecimento da cantora Delinha, poderá se tornar o “Dia Estadual do Rasqueado”. A homenagem é prevista no projeto de lei protocolado na tarde desta terça-feira (21) pelo deputado Lucas de Lima (PDT). A cantora faleceu na manhã do dia 16 deste mês, aos 85 anos, em decorrência de insuficiência respiratória.  

Conhecida como “Dama do Rasqueado”, Delanira Pereira Gonçalves, a Delinha, nasceu no distrito de Vista Alegre, em Maracaju, no dia 7 de setembro de 1936. Iniciou sua carreira na música na década de 1950, formando a dupla Délio e Delinha com o seu marido, o cantor Délio José Pompeu, falecido em 2010.

“A criação do Dia do Rasqueado visa celebrar e manter viva nossas raízes culturais”, afirma o deputado na justificativa da proposta. Delinha “era um ícone da música sertaneja sul-mato-grossense, com mais de 60 anos de carreira, e tendo conquistado sucesso nacional”, acrescenta Lucas de Lima.

A previsão é que o projeto seja apresentado na sessão plenária desta quarta-feira (22). Depois, será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, se for considerado constitucional, continua tramitando na Casa de Leis.

Fale com a Redação