30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 12 de setembro, 2024
spot_img

Empreiteiro e secretário de Obras de Terenos são presos em operação do Geeco

Um dos alvos principais da Operação Velatus, deflagrada nesta terça-feira (13) pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), prendeu o atual secretário municipal de Obras Públicas de Terenos. Ele foi localizado em sua própria casa, em Campo Grande.

O titular é investigado por participar do esquema criminoso que contava com servidores públicos municipais, se utilizava de pessoas jurídicas e CNPJs sem qualquer tipo de experiência, para desviar dinheiro público reservado para execução dos contratos celebrados pela Prefeitura.

Além dele, um empreiteiro de 42 anos também foi preso, mas por posse irregular de arma de fogo. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram uma pistola automática calibre 22 com oito munições. A arma estava em nome de outra pessoa.

Horas depois, ele foi solto, pois pagou a fiança de R$ 9.884,00. Além disso, o seu pai apresentou a documentação de registro da arma na Delegacia de Terenos. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados nas cidades de Terenos e em Santa Fé do Sul (SP), além da Capital.

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Terenos, com o apoio do Grupo Especial de Combate à Corrupção, apurou a existência de um esquema de corrupção na atividade administrativa do município de Terenos destinado à obtenção de vantagens ilícitas por meio de fraudes em licitações.

O nome da operação em latim quer dizer “velado”. A expressão remete à forma de atuação dos investigados, que agiram de forma traiçoeira e velada para praticar crimes contra a Administração Pública. A Prefeitura de Terenos ainda não se manifestou sobre a operação e a investigação.

Fale com a Redação