25.8 C
Campo Grande
domingo, 13 de julho, 2025
spot_img

Endividamento das famílias cresce levemente em junho na capital, aponta CNC

O índice de famílias endividadas na capital sul-mato-grossense registrou leve alta no mês de junho, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a pesquisa, 66,1% das famílias relataram possuir algum tipo de dívida, ante 65,9% no mês anterior.

Entre os principais tipos de dívida mencionados pelos entrevistados, o cartão de crédito lidera com ampla margem, sendo citado por 73% das famílias. Em seguida, aparecem os carnês de lojas (17,7%) e o crédito pessoal (10,8%).

O levantamento também revela que 27,7% das famílias têm dívidas em atraso, enquanto 14,2% acreditam que não conseguirão quitar os débitos pendentes.

A economista Regiane Dedé de Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, destaca a desigualdade no impacto do endividamento entre faixas de renda. “Entre as famílias de menor renda, o percentual das que têm dívidas em atraso é consideravelmente maior, 46%, enquanto entre as que estão na faixa superior a 10 salários mínimos 19% informam contas em atraso”, observa.

O estudo, que integra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-MS-202506), pode ser conferido aqui.

Fale com a Redação