25.8 C
Campo Grande
domingo, 16 de novembro, 2025
spot_img

Enem 2025 tem 30% de abstenção e segue sem intercorrências graves

Ministro da Educação afirma que problemas pontuais não afetaram a aplicação; reaplicação ocorrerá em dezembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 registrou cerca de 30% de abstenção nos dois dias de aplicação, segundo informou o ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva na noite deste domingo (16). Apesar do número expressivo de ausentes, o exame transcorreu sem intercorrências graves que comprometessem a realização das provas.

“Não houve nada que afetasse significativamente a aplicação da prova. Apenas questões pontuais, como falta de energia, que ocorreu em algumas cidades do Rio Grande do Sul e do Ceará”, afirmou Santana. Ele ainda citou um problema de segurança no Rio de Janeiro, que levou ao adiamento da aplicação da prova na localidade. “Todos que se sentirem prejudicados terão direito a reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro”, acrescentou.

As inscrições para a reaplicação poderão ser feitas entre 17 e 21 de novembro, conforme previsto no edital, para casos como doença ou problemas de logística. Além disso, candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) farão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30.

Enem em números

A edição de 2025 contou com a participação de 585 mil colaboradores, entre aplicadores, seguranças e outros profissionais, e foi realizada em 12 mil locais, totalizando 165 mil salas de aplicação. No segundo dia, 1.700 candidatos foram eliminados por “comportamento inadequado”, conforme informou o MEC.

O primeiro dia de prova registrou abstenção de 27%, número próximo ao do ano passado, quando 26,5% dos inscritos não compareceram. Pela primeira vez, detectores de metais foram instalados nas portas de todas as salas de aula, e não apenas durante a circulação, como no modelo anterior.

Conteúdo e avaliação

Neste domingo, os estudantes enfrentaram 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e 45 de Matemática. Para a estudante Mel Mendonça Amaral, de 18 anos, a prova estava longa e cansativa, mas interpretativa. “O segundo dia foi mais difícil que o primeiro, principalmente Física e Química. Algumas matérias que eu esperava, como fisiologia humana e óptica geométrica, praticamente não caíram”, comentou.

Mel destacou, no entanto, que o tema “gamificação” em Matemática se manteve presente em diversos enunciados. O coordenador de Matemática do Elite Rede de Ensino, Wagner Araújo, avaliou que o exame exigiu tanto habilidades específicas quanto boa capacidade interpretativa, com nível de dificuldade variando de intermediário a difícil.

Cronograma e resultados

Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, com a aplicação iniciando às 13h30 e encerrando às 18h30, meia hora antes do primeiro dia. O gabarito oficial do segundo dia será divulgado na quinta-feira (20) pelo Inep, enquanto os resultados individuais poderão ser consultados a partir de 16 de janeiro de 2026, na Página do Participante, mediante login no Gov.br.

Fale com a Redação