16.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

Enem 2025: termina hoje o prazo para recurso de atendimento especializado

Os participantes do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) que tiveram negados os pedidos de atendimento especializado devem ficar atentos ao prazo para apresentar recurso: até esta quarta-feira (2). A solicitação deve ser feita diretamente na Página do Participante, com o envio de documentação comprobatória da condição informada.

O resultado da análise dos recursos será divulgado no próximo dia 8 de julho, também pela plataforma oficial do exame.

Quem tem direito ao atendimento especializado?

Segundo o edital do Enem 2025, podem solicitar atendimento especializado os candidatos que se enquadram nas seguintes situações:

  • Pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, entre outras)
  • Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Gestantes
  • Lactantes
  • Idosos
  • Estudantes em classe hospitalar
  • Participantes que necessitem de recursos específicos durante a prova

Além disso, em casos excepcionais, como acidentes ou eventos imprevistos após o período de inscrição, o pedido pode ser feito pela plataforma Fala.BR, desde que respeitado o prazo de até dez dias antes da realização das provas.

Datas do exame

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado por universidades públicas e privadas, além de programas como Sisu, Prouni e Fies. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional.

Contudo, em razão da COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão datas diferenciadas para a aplicação: 30 de novembro e 7 de dezembro.

Preparação gratuita

Projetos educacionais em várias regiões do país têm oferecido preparação gratuita para candidatos com necessidades especiais. A iniciativa busca garantir inclusão e igualdade de oportunidades durante a realização do exame.

Os estudantes que se encaixam nos critérios de atendimento especializado e ainda não solicitaram recursos devem agir rapidamente para garantir os seus direitos e melhores condições para o dia da prova.

Fale com a Redação