20.3 C
Campo Grande
segunda-feira, 14 de julho, 2025
spot_img

Equipe da Escola Sesi de Naviraí vai disputar mundial de robótica em Salvador

Partiu mundial! A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, vai disputar a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo: é a etapa mundial da RoboCup 2025. O torneio será realizado em Salvador (BA), entre os dias 15 e 21 de julho.

Os alunos Caio Lorençone e José Gabriel Siqueira Braga formam a equipe, coordenada pelo professor Anderson Douglas da Rocha Souza. Eles participam da categoria “Linha de Resgate”, em que um robô autônomo precisa superar diversos obstáculos para resgatar as vítimas, classificadas por cor, e navegar com sucesso até a zona de extração final.

A vaga ao mundial foi conquistada na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em novembro do ano passado.

O professor Anderson conta que os treinos foram intensificados nas últimas semanas, e que a dedicação dos alunos tem sido impressionante.

“Temos enfrentado muitos desafios técnicos, ajustes nos robôs, testes e prazos para envio das documentações. É a primeira vez que uma equipe da nossa Rede Sesi vai representar o Brasil nessa competição, e isso enche todos nós de orgulho. Eles estão vivendo um sonho, e fazem questão de dar o melhor de si em cada detalhe”, disse.

Os alunos falaram da expectativa em participar do mundial.

“Espero dar o meu melhor na competição e poder compartilhar muitas formas diferentes de trabalhar com as demais equipes do evento. Tenho certeza que essa oportunidade é única, nossos treinos estão sendo bem intensos e exigindo bastante para tornar o robô o mais inteligente o possível”, disse Caio Lorençone.

“Minha expectativa para o mundial está muito boa, estamos com grandes esperanças de conseguir uma boa colocação, nossos treinos tem dado muitos resultados positivos e estou muito empolgado para participar de um evento tão grande quanto esse”, resumiu José Gabriel.

Sobre a RoboCup

Pesquisadores, estudantes, entusiastas e empresas de todo o mundo se reunirão para competir, aprender e inspirar novas fronteiras tecnológicas. O evento, conhecido por suas competições inovadoras, desafia as equipes a desenvolver robôs autônomos capazes de operar em cenários do mundo real, como partidas de futebol, operações de resgate e robótica de serviço.

Fale com a Redação