A frente de trabalho ‘Cidade Limpa: Dever de Todos’, em menos de dois dias, já começou a colher resultados conforme anunciou a prefeitura de Campo Grande, nesta quinta-feira (6). Hoje, por exemplo, uma equipe do município, flagrou e ‘prendeu’ dois cidadãos irresponsáveis, jogando lixo em terreno baldio. Eles foram encaminhados para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), pagaram multa e serão processaos.

Desde seu lançamento, nesta terça-feira (4), a GM (Guarda Municipal) já flagrou quatro homens fazendo descartes irregulares e diversos locais já passaram por limpeza. Hoje, os dois pegos foram encaminhados para delegacia por descarte irregular de resíduos sólidos (grandes). Conforme a GM, este último flagrante aconteceu na manhã desta quinta-feira, por volta das 9h20, na Rua Getulina, no bairro de Taquaral Bosque, região Norte da Capital.

Equipe da prefeitura flagra e 'prende' dois jogando lixo em terreno baldio

“Dois homens, em veículo Strada, foram flagrados no momento em que tentavam fazer o descarte irregular de um guarda-roupa velho. Eles foram encaminhados para a Decat para esclarecimentos. Lá foram orientados a procurar um Ecoponto e fazer o descarte correto dos resíduos. Mas, eles também vão responder administrativamente pelo crime ambiental e foram multados”, apontou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luis Eduardo Costa.

A Guarda Civil Metropolitana está nas setes regiões fazendo o monitoramento e quem for pego praticando crime ambiental será conduzido de imediato à delegacia, onde será autuado e seu veículo fiscalizado, caso haja irregularidade será removido e o autor sofrerá as sanções criminais e administrativas.

Com multa de até 9,9 mil, Capital lança campanha ‘Cidade Limpa: dever de todos’

“Cidade Limpa: Dever de Todos”

O secretário Municipal lembra que objetivo da frente de trabalho “Cidade Limpa: Dever de Todos” é fiscalizar e coibir o descarte irregular de resíduos sólidos, com ações que buscam não apenas o monitoramento frequente destes locais, mas principalmente conscientizar a população das consequências e penalidades deste crime ambiental.

Costa, destaca que a Prefeitura disponibiliza à população, desde 2018, os Ecopontos, locais onde as pessoas podem fazer o descarte dos resíduos sólidos. “Implementamos os Ecopontos como uma das formas de evitar que a população faça o descarte irregular de resíduos em vias públicas. Porém, ainda existem pessoas que preferem fazer o descarte em locais inapropriados. Atualmente, Campo Grande conta com cinco unidades localizadas no Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e na Moreninha”, ressaltou o titular do Meio Ambiente e Gestão Urbana.

Nos Ecopontos, é permitido fazer o descarte gratuito de resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (geladeiras, móveis e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores/galhadas. O limite de descarte é de um metro cúbico por usuário do sistema e funcionam de segunda a sábado, das 8 às 18h.

Locais dos Ecopontos

  • Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.
  • Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.
  • Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.
  • Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
  • Ecoponto Moreninhas: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes.
Comentários