Após autorização da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal, a Escola do Sesi de Três Lagoas retoma, a partir desta quinta-feira (18/02), com as aulas presenciais para os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Por medida de segurança, as aulas vão ser oferecidas no sistema híbrido, com escalonamento dos 547 alunos entre as aulas presenciais e remotas.

Até então, desde o início do ano letivo, no começo deste mês, as aulas na Escola do Sesi de Três Lagoas estavam sendo realizadas apenas de forma remota, seguindo determinação da Prefeitura Municipal. No entanto, após realizar uma vistoria e receber o plano de biossegurança da direção do colégio, a Vigilância Sanitária autorizou a liberação para que a escola receba os alunos para as aulas presenciais.

O gerente da unidade do Sesi de Três Lagoas, Fernando Rodrigues, destacou a alegria do retorno presencial e explicou que a Escola segue o protocolo de biossegurança desenvolvido pelo SST (Segurança e Saúde do Trabalho) da instituição no Estado para garantir a segurança de alunos e colaboradores devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

“Nosso protocolo foi pensado levando em conta todas as normas de biossegurança e estamos seguindo as regras estabelecidas por decretos municipais para mitigar qualquer tipo de contágio pelo novo coronavírus. Recebemos a vistoria da Vigilância Sanitária do município e conseguimos a autorização para o tão esperado retorno presencial”, completou Fernando Rodrigues.

Uma pesquisa realizada com os responsáveis pelos alunos apontou que 64% dos pais desejavam o retorno das aulas presenciais, mas, se for a vontade do responsável, o estudante ainda pode permanecer em aulas remotas. As aulas presenciais vão respeitar também a lotação máxima permitida por decreto municipal. 

Nas salas do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio vão ser permitidos apenas 8 alunos por sala, o restante deverá participar de forma remota, enquanto no Pré I e II da Educação Infantil o número máximo é de 6 alunos por turma. Para isso, o escalonamento semanal vai possibilitar o revezamento dos alunos em sala.

Além disso, todos os professores e colaboradores da unidade foram testados para triagem de casos suspeitos da doença. Eles também participaram de cursos e treinamentos para o retorno de forma segura, seguindo todas as medidas de biossegurança estabelecidas pelo Sesi.

Os horários de entrada e saída dos alunos também vão ser escalonados para evitar aglomeração, sendo que pais e alunos receberam cartilhas com orientações sobre as medidas de biossegurança necessárias. A diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleica Alves Guimarães, explicou que a estrutura do colégio foi toda adaptada para receber os alunos. 

“Os professores e colaboradores estão prontos para o retorno presencial tão desejado. Seguimos todos os protocolos de biossegurança, mas para que tudo dê certo é imprescindível que cada um cumpra com a sua responsabilidade, professores, equipe pedagógica e administrativa, alunos e responsáveis, pois a situação da pandemia ainda é preocupante, então não podemos baixar a guarda”, finalizou Zuleica Guimarães.

Comentários