23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Escolas de samba da Capital também adiam desfile do Carnaval 2022

O Carnaval pelo Brasil vem sendo cancelado ou como ainda estão na esperança que acontece em 2022, estão adiando a folia para feriadão do mês de Abril. Assim foi anunciado, a pouco, na tarde desta quarta-feira (19), que os desfiles das escolas de samba de Campo Grande foram adiados para os dias 20, 21 e 22 de abril. A Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas) da Capital anunciou o adiamento ante já haver cancelamento da festança dos Blocos de rua, que estavam sendo maior e levando até 2020, pouco antes do inicio efetivo da Pandemia da Covid 19, mais de 100 mil foliões a Esplanada ferroviária no centro antigo da Capital. A decisão da Lienca foi externada por meio de nota conjunta da entidade e órgãos governamentais.

A festa popular da prefeitura também já havia sido paralisada e com os blocos que já estavam suspensos, a indecisão marcava a realização dos desfiles na Capital, que é realizado também com recursos público, no sambodromo na Praça do Papa. Contudo, hoje veio a decisão, até em razão de nova piora e demanda elevada de número de casos de Covid-19, onde a Liga juntamente com Secretaria de Cultura e Turismo decidiram adiar para daqui três meses os desfiles carnavalescos.

A Lienca menciona em nota divulgada nas redes sociai, que o ‘adiamento’ foi resultado de uma reunião com a Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. “A decisão foi tomada considerando o atual momento epidemiológico da cidade pela alta incidência da Covid-19”, afirma o presidente da Lienca, Alan Catharinelli.

Ainda em nota, o presidente da Lienca recomenda a vacinação de todos os envolvidos na realização dos desfiles carnavalescos. “Pedimos para que as comunidades das nossas escolas de samba completem o esquema vacinal. Temos a certeza de que a vacina salva”, pontua Catharinelli.

Escolas de samba da Capital também adiam desfile do Carnaval 2022
Esplanada Ferroviária de CG com folia dos blocos (Foto:: Arquivo/Daniel Reino)

Eventos particulares

A Prefeitura da capital explica que agremiações e clubes que forem realizar festividades particulares deverão seguir as medidas de biossegurança vigentes nos decretos municipais.

Segundo decreto de 16 de dezembro de 2021, eventos com mais de 200 pessoas devem contemplar o Plano de Contenção de Riscos (Biossegurança), que precisa ser elaborado e atualizado de acordo com as especificidades do segmento para evitar a disseminação do coronavírus.

Caso o evento tenha menos do que 200 pessoas, é dispensada a necessidade de Plano de Contenção de Riscos, mas a organização deve seguir medidas sanitárias como presença de álcool 70% para higienização das mãos, distanciamento social e controle de fluxo de pessoas na entrada e no interior do estabelecimento.

Fale com a Redação