Escolas emitirão guias do IPTU Digital 2026 a partir da próxima segunda-feira

28
Escola Municipal Sócrates Câmara é uma das unidades que vão emitir o boleto do IPTU para o contribuinte que não conseguir pagar pelo computador. Foto: A. Frota

A partir da próxima segunda-feira, 12 de janeiro, o contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Dourados poderá procurar um grupo de escolas da Rede Municipal de Ensino – veja relação abaixo – para solicitar a emissão do boleto para o pagamento do tributo. A guia também poderá ser solicitada na própria Secretaria Municipal de Fazenda, no Bloco F, do Centro Administrativo Municipal. É indispensável portar informações sobre o imóvel, como número da matrícula ou inscrição imobiliária, bem como CPF do proprietário, para facilitar a emissão do boleto.

A partir deste ano, a Prefeitura de Dourados não vai mais enviar os carnês pelos Correios, proporcionando aos proprietários de imóveis a comodidade de pagar o IPTU por meios eletrônicos, como celular, tablet e computadores. As guias para pagamento já estão disponíveis na página da Prefeitura  ( www.dourados.ms.gov.br ). O documento de pagamento também pode ser obtido através da assistente virtual “Doura”, bastando adicionar o número (67) 99895-0137 no WhatsApp.

A Secretaria Municipal de Fazenda iniciou essa semana a capacitação dos servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de habilitá-los para o atendimento aos contribuintes na emissão das guias do IPTU 2026. A iniciativa tem como foco a descentralização do atendimento e a ampliação dos pontos de acesso aos serviços tributários, proporcionando mais agilidade, comodidade e eficiência à população durante o período de lançamento do imposto.

Os treinamentos tiveram início no dia 7 de janeiro de 2026 e estão sendo realizados diretamente nas unidades escolares. As escolas preparada para emitir o boleto de pagamento do IPTU são as seguintes: Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo; Escola Municipal Profª Avani Cargnelutti Fehlauer; Escola Municipal Profª Iria Lucia Wilhelm Konzen; Escola Municipal Profª Elza Farias Kintschev Real; Escola Municipal Loide Bonfim Andrade; Escola Municipal Prof. Manoel Santiago de Oliveira; Escola Municipal Armando Campos Belo; Escola Municipal Sócrates Câmara; Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo; Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão; Escola Municipal Profª Antônia Cândida de Melo; Escola Municipal Profª Maria da Conceição Angélica e Escola Municipal Neil Fioravanti – CAIC.

A Secretaria Municipal de Fazenda destaca que a capacitação contínua dos servidores reforça o compromisso da administração municipal com a modernização dos serviços públicos e com a melhoria do atendimento ao cidadão, garantindo maior eficiência e proximidade com a comunidade.

ECONOMIA DE RECURSOS

O prefeito Marçal Filho enfatiza que ao optar pelo sistema 100% digital a administração municipal consegue gerar economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. “Com essa economia, sobra dinheiro que pode ser aplicado em áreas importantes como a Saúde e a Educação”, explica o prefeito. Além disso, continua, “o contribuinte fica mais à vontade para acessar o seu computador ou o próprio celular e pagar o seu IPTU”.

O IPTU 2026 pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e aplicativos bancários, garantindo praticidade e segurança ao contribuinte. A Prefeitura reforça a importância do pagamento em dia, já que os recursos arrecadados com o IPTU são revertidos em investimentos em infraestrutura, serviços públicos e melhorias para toda a cidade.

Através da atendente virtual “Doura”, uma ferramenta digital que marca o início de um amplo processo de modernização dos serviços públicos municipais, o contribuinte poderá solicitar a emissão de guias de IPTU. Para acessar a “Doura” basta adicionar o número 67 99895-0137 no WhatsApp. Quem preferir, pode acessar o site oficial que a “Doura” já aparece em primeiro plano se oferecendo para ajudar. O acesso ao serviço é fácil, rápido e seguro, facilitando consideravelmente a forma de pagamento online. 

Além de proporcionar maior comodidade ao contribuinte, a Secretaria de Fazenda definiu o calendário de pagamento do IPTU 2026, oferecendo aos contribuintes a possibilidade de quitar o imposto à vista ou parcelado em até dez vezes, além de uma política de descontos progressivos que incentiva a adimplência. O vencimento da cota única está marcado para 10 de fevereiro de 2026, mesma data do vencimento da 1ª parcela para quem optar pelo parcelamento. As demais parcelas seguem o cronograma mensal até novembro, sempre no dia 10, ou no dia útil posterior, no caso de final de semana ou feriado.

DESCONTOS NO IPTU

A administração municipal mantém uma política de descontos que pode chegar a 30%, de acordo com o histórico de pagamento do imóvel. Para quem pagou os últimos quatro anos à vista (benefício concedido a partir do 5º exercício), o desconto é de 30%; para quem pagou ao menos uma vez de forma parcelada nos últimos quatro anos (a partir do 5º exercício), 25% de desconto; para contribuintes sem débitos vencidos e que ainda não fazem parte do Programa Bom Pagador, o desconto é de 20%. Já quem possui dívidas de exercícios anteriores parceladas e rigorosamente em dia, tem direito a 15% de desconto; e, quem possui débitos ou dívidas vencidas vinculadas ao imóvel, o desconto é de 10%.

O prazo final para solicitar impugnação ou revisão do IPTU 2026 é 31 de março de 2026. O contribuinte que optar em fazer os procedimentos por aplicativo no celular, conta com a assistente virtual Doura. Basta acessar o número (67) 99895-0137 e emitir seu boleto

CANAIS DE ATENDIMENTO

Os Canais de Atendimentos para emissão do Boleto do IPTU 2026 são:

Núcleo de Cobrança

Fone: 2222-1921 e (67) 9 8163-0490 WhatsApp

Email: [email protected] 

Atendimento

Fone: 2222-1939

Email: [email protected] 

Núcleo de Cadastro Imobiliário*

*Canais exclusivos para correção de nome do proprietário e/ou endereço de correspondência:

Fones: 2222-1944 e (67) 9 8163-0470 WhatsApp

Email: [email protected]