19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 1 de agosto, 2025
spot_img

Escritores douradenses realizam noite de autógrafos no dia 17

09/04/2015 14h00

Escritores douradenses realizam noite de autógrafos no dia 17

Será realizado às 19h30 do dia 17 de abril na Livraria Canto das Letras em Dourados a noite de autógrafos dos livros “Veleiros da Essência”, de Rubenio Marcelo, “Poesia em Cores”, escrito por Marcos Coelho e “José – um romance virtual”, de Ivone Macieski). O local fica na avenida Weimar Gonçalves Torres, 2440 – Centro.

Residentes em Dourados, os escritores Ivone Macieski e Marcos Coelho são, respectivamente, presidente e vice-presidente da ADL (Academia Douradense de Letras)

O livro “Veleiros da Essência” contém 192 páginas e 80 poemas escolhidos (principalmente em versos livres).

O prefácio é do crítico literário goiano José Fernandes e apresentação de Raquel Naveira. Sobre a obra, assim afirma o presidente da UBE-MS, Samuel Medeiros: “Veleiros da Essência é um livro para ser adotado por quem lê devagarzinho e, como na música, num compasso de adágio, meditativo; por isso mesmo, com mensagens permanentes”.

Marisa Serrano, acadêmica da ASL e Conselheira do TCE-MS, em sintonia com o livro, afirma: “Estes Veleiros poéticos carregam o que o poeta Rubenio Marcelo tem de melhor em qualidade e experiências para partilhar conosco a sua luz”.

Já a escritora Glorinha Sá Rosa afirma que “Rubenio traça o estatuto do fazer poético, quando reinaugura territórios de palavras que traduzem o que denominamos vida”.

Poeta escritor e revisor, Rubenio Marcelo é autor de dez livros publicados. Participou – como convidado – da Bienal Internacional de Poesia (que aconteceu em Brasília, reunindo expressivos nomes da poesia nacional e do exterior) e recentemente da Feira Literária Internacional de Tocantins.

O livro “Poesia em Cores” (Ed. Seriema, 2014) – que possui prefácio da escritora Maria A. Pontes – caracteriza-se por poesia em temática livre e contém expressiva dosagem de arte visual. Assim, cada página apresenta cores e figuras harmônicas, que complementam o conteúdo dos poemas e interferem e se mesclam ao que vai escrito.

O autor afirma que utiliza a ferramenta visual para despertar a imaginação do leitor: “são poesias para os olhos, um verdadeiro convite ao leitor para que sinta os poemas em cores e por inteiro”.

Isso é o novo no livro “Poesia em Cores”, de Marcos Coelho, que é formado em Letras e pós-graduado em Língua Portuguesa, Literatura e Artes. Marcos é coautor e co-organizador do Livro ‘Dourados e Sua Natureza em Prosa, Poesia e Cordel’ (2013) e do Livro ‘Gotas de Poesia… De Um Jovem Poeta’ – obra bilíngue Português/Espanhol.

“José – um romance virtual” (de Ivone Macieski) é, no dizer do prefaciador José Pedro Frazão, um livro criado no ambiente da internet e transposto para o papel, longe do mundo dos hackers, para que todos possam acessá-lo ou fazer download em qualquer lugar…” (…) “O foco e a temática do enredo poderão oferecer um link (ou um drink de avant première), mas nada comparável ao que se poderá vislumbrar navegando calmamente nesta obra que se nos apresenta como uma interessante proposta de romance virtual. Uma história que reflete a própria realidade em que vivemos como navegantes de um universo sistêmico embalado pela infinita rede de computadores”. Ivone assim resume a inspiração desta sua obra: “Há muito tempo, escrevo poesias… E ao tomar a decisão de escrever esse romance, senti um certo alívio interior, porque poderia viajar um pouco mais além do que os versos me proporcionavam até então”.

Com informações Dourados News

Escritores realizam noite de autógrafos em livraria - Foto: Divulgação

Fale com a Redação