Robô criado por alunos do SESI. (Foto/Divulgação)

Inspirados no veículo espacial rover Curiosity, os estudantes da Escola do SESI de Campo Grande construíram e programaram um robô para simular o explorador desenvolvido pela NASA e enviado a Marte com a função de investigar a superfície do planeta vermelho. O objetivo dos estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental foi compreender melhor os sensores ultrassônicos e avançar nos estudos das programações, utilizando o software “Open Roberta Lab” e “Coder Z”, aplicando sequências, eventos, repetições e condicionais.

O robô foi confeccionado na sala de robótica do SESI. Os estudantes realizaram a atividade “Maker” na plataforma “Open Roberta Lab” para se orientarem. Em parceria com o professor de física Edgar dos Santos Gomes, os alunos desenvolveram e programaram o rover fazendo o uso de sensores ultrassônicos. 

Para o aluno Jean Matos Amaral, que já é familiarizado com robótica, houve algumas dificuldades na montagem do robô. Ele conta que errou três vezes a colocação de algumas peças. 

“Tenho facilidade com montagem e execução de alguns programas, mas, dependendo do desafio, sinto um pouco de dificuldade em executar e concluir a atividade. Percebi que a falta da prática influencia bastante no desenvolvimento dessas atividades, pois quando a gente começou o retorno gradativo das aulas presenciais e de robótica, vi que algumas montagens acabavam não sendo concluídas ou programadas com a facilidade de antes. Para executar a programação precisei de ajuda, e no final deu tudo certo”.

Comentários