32.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Estudantes da Escola do SESI de Campo Grande constroem robô inspirado em rover espacial

Inspirados no veículo espacial rover Curiosity, os estudantes da Escola do SESI de Campo Grande construíram e programaram um robô para simular o explorador desenvolvido pela NASA e enviado a Marte com a função de investigar a superfície do planeta vermelho. O objetivo dos estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental foi compreender melhor os sensores ultrassônicos e avançar nos estudos das programações, utilizando o software “Open Roberta Lab” e “Coder Z”, aplicando sequências, eventos, repetições e condicionais.

O robô foi confeccionado na sala de robótica do SESI. Os estudantes realizaram a atividade “Maker” na plataforma “Open Roberta Lab” para se orientarem. Em parceria com o professor de física Edgar dos Santos Gomes, os alunos desenvolveram e programaram o rover fazendo o uso de sensores ultrassônicos. 

Para o aluno Jean Matos Amaral, que já é familiarizado com robótica, houve algumas dificuldades na montagem do robô. Ele conta que errou três vezes a colocação de algumas peças. 

“Tenho facilidade com montagem e execução de alguns programas, mas, dependendo do desafio, sinto um pouco de dificuldade em executar e concluir a atividade. Percebi que a falta da prática influencia bastante no desenvolvimento dessas atividades, pois quando a gente começou o retorno gradativo das aulas presenciais e de robótica, vi que algumas montagens acabavam não sendo concluídas ou programadas com a facilidade de antes. Para executar a programação precisei de ajuda, e no final deu tudo certo”.

Fale com a Redação