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quinta-feira, 25 de abril, 2024
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Estudantes da escola do SESI montam esteira seletora e concluem desafio na aula de robótica

Os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola do SESI Campo Grande tiveram uma experiência diferente durante as atividades de robótica. Eles construíram uma esteira seletora a partir de uma esteira transportadora utilizando um sensor de cor. Primeiro foi realizada a leitura do texto proposto no livro do aluno e logo em seguida, o passo a passo da montagem. Em paralelo, a atividade que ocorreu na sala de aula, os alunos da aula virtual puderam acompanhar todo o processo de montagem e realizaram a programação da atividade maker na plataforma Open Roberta Lab.

Foi explicado sobre a utilização de esteiras transportadoras em nossa sociedade, na qual os alunos deram exemplos de suas aplicações no dia a dia. Na sala de robótica construíram uma “Esteira Seletora” e para que a esteira transportadora funcionasse como seletora, os alunos programaram o sensor de cor e o movimento da alavanca separadora. Ao mesmo tempo, os alunos da aula virtual acompanharam a montagem dos colegas, contribuíram com a programação e também desenvolveram a atividade maker com a ajuda do programa computacional Open Roberta Lab

A aluna Beatriz Fernandes contou que realizou duas vezes a atividade, e ressaltou que a experiência foi muito interessante. “Confesso que na primeira vez foi realmente bem complicado de ser realizado, pois a montagem dela era mais complexa, então acabei errando alguns passos e não saiu conforme o esperado. Já na segunda vez, me saí bem melhor, consegui montar e até desenvolver a programação. Teve apenas alguns problemas na hora de configurar, pois o robô atrasava para selecionar os blocos, tirando isso foi uma aula muito interativa e divertida em que todos gostaram, tanto o pessoal da presencial quanto da online”.

Na avaliação do estudante Luiz Otavio Gomes, a aula de robótica é uma das mais divertidas. “Foi muito legal desenvolver o robô da esteira. Estava meio apreensivo porque alguns colegas diziam que essa esteira é difícil de montar, mas eu não tive muita dificuldade porque sempre tive contato com lego. A professora mostrou a esteira em Realidade Virtual e, quando fomos programar, percebemos que não saiu conforme o planejado. Ela tinha que selecionar os objetos por cor, então foi aí que entrou a parte mais difícil que era essa seleção”. 

Mesmo com todos os desafios, os alunos concluíram a atividade e conseguiram finalizar os processos ensinados. Mais uma experiência que os participantes vão agregar em sala de aula e para futuras atividades.

Fonte: Ascom Fiems

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