Os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola do SESI Campo Grande tiveram uma experiência diferente durante as atividades de robótica. Eles construíram uma esteira seletora a partir de uma esteira transportadora utilizando um sensor de cor. Primeiro foi realizada a leitura do texto proposto no livro do aluno e logo em seguida, o passo a passo da montagem. Em paralelo, a atividade que ocorreu na sala de aula, os alunos da aula virtual puderam acompanhar todo o processo de montagem e realizaram a programação da atividade maker na plataforma Open Roberta Lab.
Foi explicado sobre a utilização de esteiras transportadoras em nossa sociedade, na qual os alunos deram exemplos de suas aplicações no dia a dia. Na sala de robótica construíram uma “Esteira Seletora” e para que a esteira transportadora funcionasse como seletora, os alunos programaram o sensor de cor e o movimento da alavanca separadora. Ao mesmo tempo, os alunos da aula virtual acompanharam a montagem dos colegas, contribuíram com a programação e também desenvolveram a atividade maker com a ajuda do programa computacional Open Roberta Lab
A aluna Beatriz Fernandes contou que realizou duas vezes a atividade, e ressaltou que a experiência foi muito interessante. “Confesso que na primeira vez foi realmente bem complicado de ser realizado, pois a montagem dela era mais complexa, então acabei errando alguns passos e não saiu conforme o esperado. Já na segunda vez, me saí bem melhor, consegui montar e até desenvolver a programação. Teve apenas alguns problemas na hora de configurar, pois o robô atrasava para selecionar os blocos, tirando isso foi uma aula muito interativa e divertida em que todos gostaram, tanto o pessoal da presencial quanto da online”.
Na avaliação do estudante Luiz Otavio Gomes, a aula de robótica é uma das mais divertidas. “Foi muito legal desenvolver o robô da esteira. Estava meio apreensivo porque alguns colegas diziam que essa esteira é difícil de montar, mas eu não tive muita dificuldade porque sempre tive contato com lego. A professora mostrou a esteira em Realidade Virtual e, quando fomos programar, percebemos que não saiu conforme o planejado. Ela tinha que selecionar os objetos por cor, então foi aí que entrou a parte mais difícil que era essa seleção”.
Mesmo com todos os desafios, os alunos concluíram a atividade e conseguiram finalizar os processos ensinados. Mais uma experiência que os participantes vão agregar em sala de aula e para futuras atividades.
Fonte: Ascom Fiems