28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

“Experiência, bons projetos, parcerias e diálogo são fundamentais para o futuro de Ribas do Rio Pardo”, diz pré-candidato Roberson Moureira

“A população riopardense quer ser ouvida, quer ter mais o respeito por parte da administração pública e participar das decisões sobre o rumo da cidade”. As aspas que abrem este texto são do pré-candidato a prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira (PSDB), que concedeu entrevista exclusiva ao jornal Enfoque MS. Na oportunidade, o engenheiro, servidor público e ex-prefeito frisou a importância do próximo gestor preparar a cidade para o futuro promissor que está por vir a partir da conclusão da megafábrica de celulose da Suzano.

“Nós teremos uma realidade muito diferente nos próximos anos, com desafios grandes, pois já estão chegando famílias de trabalhadores operacionais da Suzano, ou seja, são pessoas que vêm para viver em Ribas do Rio Pardo de forma definitiva e esse aumento populacional requer a contrapartida do Município com investimentos nos serviços básicos, como saúde, educação, infraestrutura, moradia e lazer”, destacou o pré-candidato. “Isso já deveria estar sendo planejado, mas percebo que há uma dificuldade”, completou.

Roberson Moureira cita que a arrecadação da cidade quadruplicou ao longo dos últimos quatro anos, saltando de uma faixa de R$ 8 milhões para R$ 24 milhões, apesar disso, faltam bons projetos para que o desenvolvimento aconteça da maneira correta. “Não houve o acompanhamento por parte da gestão pública e quem paga por isso é a própria população, que não tem disponível os serviços mínimos funcionando adequadamente. Faltam médicos, obras de contenção de águas da chuva, habitação popular e planejamento”.

"Experiência, bons projetos, parcerias e diálogo são fundamentais para o futuro de Ribas do Rio Pardo", diz pré-candidato Roberson Moureira
Roberson Moureira quer ser o prefeito de Ribas do Rio Pardo (Foto: Enfoque MS)

Conhecedor de Ribas do Rio Pardo de ponta a ponta, o pré-candidato a prefeito já tem traçado as principais metas do seu plano de governo e está aproveitando o período que antecede o início da campanha oficial para ouvir a população. “Os cidadãos reclamam muito da qualidade duvidosa do asfalto que está sendo executado, da ausência de obras de drenagem e a carência de moradias populares, pois o preço dos aluguéis disparou. São dificuldades que com experiência, bons projetos e estando aberto às parcerias e ao diálogo se consegue solucionar”, citou.

Além disso, Roberson citou que o grande desafio do próximo prefeito será a conquista da duplicação ou de uma terceira faixa no trecho urbano da rodovia federal BR-262, que se tornou muito movimentada e perigosa. “A expectativa é de que seja duplicada pelo menos até a megafábrica da Suzano, para isso será preciso discutir com a bancada federal e o prefeito ter que ter apoio e experiência para dialogar. É uma necessidade urgente, não podemos mais esperar para que aconteça”.

Ele também tratou da importância da Prefeitura ter a interlocução com o SESI (Serviço Social da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “Está sendo construído o Centro Integrado, que vai ofertar cursos de capacitação e ensino técnico em diferentes setores. Acredito que as crianças devem aprender, desde o ensino fundamental, o valor da formação técnica para o ingresso no mercado de trabalho, podendo ter um salário até mesmo maior do que um profissional de graduação superior”.

Ainda conforme o pré-candidato, é preciso pensar nos próximos 15 e 20 anos de Ribas do Rio Pardo. Além do setor florestal, que tem movimentado atualmente cerca de 200 mil hectares de terras, também há agricultura sendo desenvolvida fortemente na região norte do município. “Temos que trabalhar para que isso seja uma vocação presente no futuro e tenhamos essa conjunção de floresta, agricultura e pecuária para que a cidade seja cada vez mais rica no desenvolvimento, sem faltar opções de emprego e renda”, frisou.

Sobre a candidatura, Roberson Moureira explicou que foi convidado pelas lideranças do PSDB ainda em 2023 para se filiar e disputar o pleito deste ano. “É um processo coletivo e uma vontade pessoal. Fui prefeito por duas vezes e até hoje há o reconhecimento pelo trabalho que foi feito durante minhas gestões e das melhorias que se alcançou. A partir disso, recebi o apelo da população para voltar a ser o prefeito e aceitei o desafio”, contou, revelando ter o apoio de partidos como o PSD, PSB e o PP, que indicará o candidato a vice-prefeito na chapa.

Funcionário público concursado desde os anos 90, Roberson já esteve como secretário municipal de Obras, Finanças e Administração até que em 2003, por meio de uma eleição realizada pela Câmara Municipal, foi eleito prefeito interino, ficando no cargo até 2004. Disputou a eleição naquele ano, recebendo 2.911 votos, mas não eleito. Em 2008, com 5.061 votos, tornou-se prefeito novamente. Na eleição seguinte, de 2012, não conseguiu a reeleição, somando 5.418 votos e perdendo por uma diferença de 196 votos para José Domingues Ramos.

Ao longo dos anos, o político foi se capacitando para o cargo de gestor e hoje afirma que a sua vontade é ser prefeito de Ribas do Rio Pardo novamente. “Faço o compromisso que sempre fiz, de trabalhar muito, formar uma boa equipe e buscar por parcerias que melhorem a qualidade de vida. Quero que todos os cidadãos riopardenses sintam orgulho de sua cidade”, concluiu o pré-candidato.

Fale com a Redação