(Foto: Pixabay)

Saiba como fazer trabalhos de escola excelentes e que tirem nota máxima, agradando professores e colegas com conteúdos de primeira linha. Confira aqui todas as dicas para isso. Como fazer uma rotina em casa, que atitudes tomar e como organizar seus estudos!

Dicas para estudar em casa – Como fazer que seus trabalhos da escola sejam excelentes?

Definir horários, tomar banho e agendar pausas ativas são algumas das dicas que tornarão produtivo o seu trabalho ou estudo em casa. Saiba mais aqui. Aqui estão algumas recomendações para tornar seus dias mais produtivos.

Se você quer seus trabalhos escolares prontos, ponha em prática todas essas dicas a seguir!

Como estudar em casa?

Começar uma carreira online ou um curso online pode ser, sem dúvida, algo realmente muito interessante se quisermos combinar esses estudos com o trabalho. Porém, muitas vezes quando nos inscrevemos encontramos certas dificuldades para segui-lo corretamente. É por isso que oferecemos algumas orientações a esse respeito. A primeira recomendação que podemos fazer em relação ao início de um treinamento online é que estudemos algo que gostamos muito e que nos motive. Quando você inicia um curso online, você o faz para acompanhá-lo de casa e lá geralmente temos muitas distrações que nos impedem de nos concentrar. Se escolhermos algo que nos interessa, aproveitaremos o tempo de onde está para seguir corretamente o treinamento.

Quando tivermos escolhido os estudos que queremos fazer, devemos fazer um cronograma específico para acompanhar o treinamento. Com relação a esse conselho, é altamente recomendável que anotemos as tarefas que temos que entregar em um grande calendário. Depois de termos feito um calendário específico com todas as tarefas a fazer, é conveniente que façamos uma lista com as pequenas tarefas de cada dia. É mais motivador cruzar tarefas todos os dias do que ver uma grande lista de coisas para fazer em um mês

Durante o tempo de estudo, descansaremos cinco minutos a cada hora e, se possível, não o faremos na frente do computador. Ideal para passear pela casa e tomar um café, uma infusão, etc. Respeitar os horários das refeições é muito importante. É conveniente que realizemos diferentes tarefas durante as horas de estudo. Não é aconselhável realizar o mesmo tipo de trabalho por muito tempo.

Como estudar em casa? Aproveite suas aulas virtuais!

Você decidiu começar a estudar online? Excelente! Muitos institutos em Lima oferecem essa possibilidade, já que é uma ótima maneira de continuar sua formação profissional, principalmente em tempos de COVID-19. Talvez você esteja se perguntando como estudar em casa e obter os melhores resultados nesta modalidade.

Se esta é sua primeira experiência de aprendizado fora da sala de aula, no artigo a seguir, daremos algumas dicas que mostrarão como estudar em casa online e maximizar seus resultados positivos.

1.- Estabeleça uma rotina

Sim, um dos grandes benefícios das aulas virtuais é a flexibilidade dos horários. No entanto, é importante que você encontre um equilíbrio, pois muitas pessoas exageram nessa liberdade de estudar. Por fim, deixam tudo para o último momento e não dão a importância ou o tempo necessário.

Lembre-se de que todos se beneficiam de uma sólida rotina de aprendizado tanto em uma sala de aula tradicional quanto em uma virtual. Geralmente, quando você desenvolve o hábito de estudar em determinado momento, seu cérebro se predispõe inconscientemente para essa tarefa, o que facilita o aprendizado.

Portanto, se houver tempo, estabeleça um horário definido para cada aula, videoconferência, atividades em grupo e entrega dos trabalhos da escola. Não se preocupe, seus horários continuarão a ser muito mais flexíveis do que seriam em uma sala de aula presencial.

2.- Prepare seu laptop

É bem possível que você planeje estudar online por meio de um laptop ou computador de mesa. Portanto, é recomendável que você teste todos os sistemas, programas e outros requisitos técnicos necessários para acessar a plataforma de aprendizagem. A última coisa que você quer é não conseguir inicializar porque seu computador está sem a versão mais recente do flash.

Por outro lado, se você acha que a velocidade da sua internet não é muito alta, recomendamos que você acesse a aula através de um cabo de internet. A conexão por este meio costuma ser muito mais estável do que a obtida por wi-fi.

Se suas aulas serão ao vivo, certifique-se de ouvir e ser ouvido usando o equipamento apropriado. Sim, provavelmente é possível usar o microfone e os fones de ouvido do seu Smartphone, mas será muito mais confortável e livre usar um conjunto especial de microfone e fones de ouvido para estudar.

3.- Evite distrações

Você tem que se certificar de deixar o seu celular em outra sala ou em qualquer caso, desativar suas notificações e resistir à tentação de ir ao WhatsApp, Facebook ou Instagram no meio da aula. A educação é um investimento em suas próprias habilidades e em seu futuro profissional, portanto, você deve priorizá-la.

4.- Faça mais perguntas

Compreensivelmente, algumas pessoas acham intimidante fazer perguntas em uma sala de aula lotada. No entanto, uma sala de aula virtual é um ambiente completamente diferente. A distância e o formato de ensino são mais amigáveis, por isso é recomendável que você faça todas as perguntas possíveis.

Vale lembrar que a novidade dos primeiros dias em uma sala de aula virtual pode ser repleta de questões relacionadas tanto à aula quanto ao formato da programação da aula, entrega de trabalhos, etc. Não tenha dúvidas. Faça todas as perguntas que cruzarem sua mente. Dessa forma, você pode obter o máximo de cada lição.

5.- Encontre um lugar tranquilo

Sem dúvida, em casa você encontrará maior conforto para estudar do que em uma sala de aula. No entanto, uma grande vantagem de uma sala de aula tradicional é que ela oferece um ambiente silencioso para concentração e aprendizado. Para muitas pessoas, silêncio e tranquilidade não são características disponíveis dentro de casa.

Você pode estar se perguntando: como posso estudar em casa com tanto barulho? Se for esse o seu caso, a primeira coisa que você deve fazer é conversar com sua família e pedir silêncio por algumas horas por dia. A próxima coisa a fazer é encontrar um lugar longe da sala ou cozinha, cômodos que costumam estar ocupados.

Se isso for difícil, escolha um programa de estudos em que sua casa esteja desocupada ou silenciosa, como de manhã cedo ou tarde da noite. Sem dúvida, a flexibilidade das aulas online permitirá que você encontre algumas horas de tranquilidade.

O início das aulas implica virtualmente uma dinâmica um tanto diferente do que é habitual em uma sala de aula presencial. Felizmente agora você sabe como estudar online da melhor maneira. Se você se preparar com um pouco de antecedência e levar em consideração essas dicas, você aproveitará ao máximo essa modalidade.

Comentários