22.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Famasul divulga nota em solidariedade as comunidades pantaneiras

Diante das queimadas no Pantanal , a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) emitiu uma nota em solidariedade as produtores e às famílias que vivem na região pantaneira.

Em nota, a Famasul defende que os pecuaristas preservam a biomassa e ainda que o calor e a falta de chuva são determinantes para as queimadas.

Vale ressaltar, que a Operação Focus investiga a causa dos focos de incêndio no Pantanal. Não descansando a possibilidade de serem criminosos.

Confira a nota:

A Famasul manifesta total solidariedade à comunidade pantaneira diante dos incêndios florestais, que atingem uma extensa área da região, e reitera o reconhecimento ao fundamental papel do homem pantaneiro na preservação do Pantanal.

Com mais de 270 anos de história, os pantaneiros conciliam preservação ambiental e pecuária sustentável, viabilizando a conservação ambiental deste importante Bioma que, com 86% da sua área preservada, é o ecossistema mais protegido no Brasil.

Entretanto, fatores como seca prolongada, altas temperaturas, baixa umidade do ar e vegetação com características de alta combustão, somados à dificuldade de acesso, favoreceram os incêndios, naturais ou acidentais, que avançam extremamente rápido, tornando mais desafiador o trabalho feito arduamente pelas equipes que estão na linha de frente deste combate.

Reforçamos nosso apoio, confiança e respeito à trajetória dos pantaneiros, que fazem da preservação ambiental o principal pilar de sustentação para a viabilidade econômica deste Bioma, Patrimônio Natural da Humanidade.

Fale com a Redação