Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente em 25 de maio, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou, nesta terça-feira, dia 20, no Shopping Bosque dos Ipês, a exposição fotográfica “Nasce uma família, a história continua…”, que traz registros de 11 famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção. A maioria dos fotografados esteve presente no evento e ficou bastante tocada com o resultado.
Marcada por momentos de emoção e sensibilização, a cerimônia de lançamento contou com a participação da desembargadora Elizabete Anache, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e uma das idealizadoras da exposição, que ficará aberta ao público até o dia 27, com entrada gratuita durante o horário de funcionamento do shopping. O desembargador Luiz Tadeu, representando o presidente Dorival Renato Pavan, e a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva também participaram.
Na visão da desembargadora Elizabete Anache, o grande mérito da exposição — que integra as ações do TJMS voltadas à proteção da infância e juventude — é permitir reflexões sobre os vários caminhos da adoção que conduzem ao nascimento de uma família.
“Nós queríamos mostrar, com leveza e delicadeza, que esse assunto merece ser tratado com humanidade. A adoção, antes de tudo, é um ato de amor e um ato de encontro de famílias. Ter um filho é um sonho, um planejamento, e, para essas famílias, a adoção é a realização desse sonho”, disse a magistrada.
“Esse momento também desmistifica a cultura da adoção e mostra que muitas crianças, mesmo não sendo bebês, encontraram seus pais e mães em outras fases da vida”, completou a desembargadora.
O evento marca a continuidade de uma iniciativa que teve início em 2019, quando a primeira edição da exposição destacou dez famílias formadas por meio da adoção. Os fotógrafos Alexis Prappas, Aniela Paes, Antônio Arguello, Beatriz Terra, Beto Nascimento e Fabrinny Piell trazem uma perspectiva única, capturando a essência das famílias. Eles foram agraciados com o Selo Amigo da Criança e do Adolescente, um reconhecimento concedido pela CIJ pela atuação em prol da infância e adolescência.
Representando o presidente do TJMS, o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva elogiou o trabalho dos fotógrafos e destacou que a iniciativa “simboliza o verdadeiro valor da adoção: o amor que transcende o sangue e se materializa no cuidado. Essa exposição não fala apenas de adoção: ela fala de amor, de humanidade e de esperança em tempos tão duros.”
Francisco Matrone Cabulón, pai adotivo de Luiz Miguel e João Marcos, falou em nome das famílias retratadas na exposição e lembrou que “a adoção não representa um ato de caridade, mas a construção de um vínculo completo”.
“Muitas pessoas acham que adoção é sobre salvar uma criança, mas não é isso: é sobre o encontro de famílias. Estar aqui hoje, com nossos filhos e com outras famílias, é mostrar para o mundo que dá certo e que não somos diferentes — somos pais, mães e filhos como quaisquer outros. A adoção não nos torna especiais, ela nos torna completos”, disse Francisco Matrone Cabulón.
Nesta segunda edição, a mostra traz uma novidade: sete totens com fotos — sendo seis de famílias que participaram da primeira exposição e cinco novas —, trazendo à tona suas histórias de amor e resiliência. Cada totem conta com um QR Code que remete a vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do TJMS, oferecendo ao público uma visão mais íntima do cotidiano dessas famílias.
Famílias — Entre as famílias retratadas na exposição, a do professor Elton Andrade Correia Lima foi uma das que se destacou. Em 2015, ele se tornou pai adotivo de Luiz Otávio de Andrade Correia Lima, hoje com 14 anos. Os dois estiveram no lançamento e se emocionaram ao conhecer outras histórias de adoção que transformaram a vida de pais e filhos.
“A adoção me permitiu ser pai, um sonho que carregava desde os 16 anos. Foi uma experiência desafiadora ser a referência de alguém, mas com certeza valeu muito a pena. E estar aqui hoje com o meu filho para relembrar tudo isso e conhecer outras histórias como a nossa foi um momento muito especial para a nossa família”, disse Elton.
O casal Aline Benko e Vinícius Carvalho de Souza levou a filha adotiva, Alessandra Benko de Carvalho, de 10 anos, para prestigiar os registros da família na exposição. Adotada há cinco anos, a pequena se mostrou encantada com as diferentes histórias retratadas nas fotos. Para os pais, foi um momento mágico em família que ficará guardado na memória.
“Ter a nossa família em destaque em uma iniciativa tão importante é algo inspirador. E foi muito importante para a nossa filha ver outras crianças, outras famílias que também foram formadas ou completadas pela adoção. É uma realidade que muitas pessoas desconhecem, mas que transforma muitas vidas”, avaliou Aline Benko.
Autoridades — Diversas autoridades acompanharam o evento, entre elas a juíza auxiliar da Presidência, Joseliza Alessandra Vanzela Turine; o juiz auxiliar, Thiago Tanaka; o juiz David de Oliveira Gomes Filho; e a procuradora-geral do Estado de MS, Ana Carolina Ali Garcia.
Mais homenagens — Durante a cerimônia, o Shopping Bosque dos Ipês, que cedeu o local para a realização da exposição, também foi agraciado com o Selo Amigo da Criança e do Adolescente, concedido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMS.
Nasce uma família — Para interessados em adotar, o TJMS promove o curso “Preparação à Adoção – Nasce uma Família”, que visa capacitar e preparar candidatos para os desafios emocionais, jurídicos e sociais do processo de adoção, conforme exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).