A 26ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora Aparecida reuniu uma multidão de fiéis na manhã deste domingo (12) em Dourados, a 251 km de Campo Grande. De acordo com a organização, cerca de 60 mil pessoas participaram da caminhada até o Santuário Diocesano, na Vila São Pedro, em um dos maiores eventos religiosos do interior de Mato Grosso do Sul.
A romaria começou ainda de madrugada, com centenas de devotos saindo a pé do centro da cidade e percorrendo aproximadamente 20 quilômetros até o santuário. A programação incluiu missas, recitação do terço, acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a Santa Missa solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Henrique Aparecido de Lima.
Entre os milhares de romeiros, uma história comoveu os participantes. O jovem douradense William Gabriel Dionísio dos Santos, de 16 anos, cumpriu uma promessa e percorreu o último quilômetro de joelhos, em agradecimento pela união de sua família. “Fiz a promessa com a intenção de que a minha família se reunisse de volta em nome de Jesus. Nossa Senhora conseguiu isso para mim”, contou o adolescente, emocionado.
William contou que acordou às 3h40 da manhã para iniciar a caminhada descalço. A mãe dele, Marilza Dionísio de Carvalho, de 48 anos, se emocionou ao ver o gesto do filho, que fez a jornada de fé sem avisar. “Depois que ele começou a ir para a igreja, ele mudou bastante. Está mais obediente, e a fé dele tem inspirado toda a nossa família”, afirmou.
O reitor do santuário, padre Cristiano dos Santos, destacou o significado espiritual da Romaria e o grande número de testemunhos recebidos. “A intenção é única: agradecer a Nossa Senhora pela intercessão e proteção. Ela tem o rosto do povo brasileiro, trabalhador, cheio de esperança”, afirmou.
Segundo o sacerdote, um dos relatos mais marcantes deste domingo foi o de um jovem curado de câncer, que percorreu 400 metros de joelhos até o santuário para agradecer pela graça alcançada. “Ele chegou com os joelhos machucados e disse: ‘Padre, melhor os meus joelhos, eu estou vivo’. E veio agradecer Nossa Senhora por ter intercedido por ele”, relatou padre Cristiano.
O bispo diocesano Dom Henrique Aparecido de Lima reforçou a importância da celebração. “Para nós católicos brasileiros, é um momento muito especial, de espiritualidade e devoção à nossa Mãe Aparecida, rainha e padroeira do Brasil. Tudo o que pedimos, Ela acolhe para levar ao seu filho Jesus”, afirmou.
A Romaria Diocesana de Dourados é realizada tradicionalmente no dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, e já se consolidou como uma das maiores manifestações de fé do Estado. Este ano, o clima ameno e o céu aberto contribuíram para que milhares de famílias, grupos religiosos e peregrinos completassem o trajeto com emoção e gratidão.
*com informações Ddos News