14.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de julho, 2024
spot_img

Feira da Literatura de MS acontece em três dias da próxima semana em Dourados

A Câmara Municipal de Dourados vai realizar de 08 a 10 de novembro, a terceira edição da Felit (Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul. O evento conta com apoio cultural do Grupo Literário Arandu e da Secretaria Municipal de Cultura. Veja abaixo a programação dos três dias de evento na próxima semana, bem como o que acontecerá e quem estará contribuindo e participando com a realização de palestras, bate papo, exposições. Dezenas de escritores renomados de MS e outros locais confirmaram presença

A 3a Felit foi idealizada pelo presidente da Casa de Leis, Laudir Munaretto, chegando à terceira edição consecutiva já consolidada como um dos principais eventos culturais do Estado. A Feira Literária reúne escritores, artistas e editores, de Dourados e várias outras cidades de MS.

“As atividades compreendem exposição e lançamento de livros de autores locais e regionais, sessões de autógrafos, declamação de poesias, teatro, arte visual, cordel, músicas, canto coral e intervenções artísticas ao vivo, incluindo batalha de rap. A programação prevê também oficinas e palestras com os autores de livros indicados nos vestibulares deste ano de três universidades públicas do Estado – UFMS, UFGD e UEMS”, lembra Munaretto.

O presidente do Grupo Arandu, poeta e historiador Carlos Magno Amarilha, um dos coordenadores da Feira, conclama a população para prestigiar. “É uma oportunidade única para conhecer e interagir com escritores, poetas, contistas, romancistas, cronistas, ensaístas, cordelistas e outros movimentos relacionados à literatura e à criação artística humana”, diz, convicto de que a III Felit deverá superar as duas primeiras edições, tanto em público quanto na participação de escritores.

Valorização do livro e da leitura

Laudir Munaretto diz que ao instituir a Feira Literária, o poder legislativo buscou a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores de e a produção literária local e regional.

“Temos em nosso meio considerável número de poetas e escritores. E foi por entender a necessidade de dar visibilidade ao trabalho desses artistas, à leitura, além de estimular e difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do nosso estado que lançamos a ideia dessa Feira Literária que, felizmente, já faz parte do calendário cultural de Dourados e de Mato Grosso do Sul”, comenta o presidente da Câmara.

ESCRITORES CONFIRMADOS

Participam desta terceira Felit: Ana Brida, André Martins, Antônio Carlos Ruiz, Athayde Nery, Aurineide Alencar, Boca Venâncio, Carlos Amarilha, Carlos Barros, Denise Caramori, Fernanda Ebling, Gaby Mendes, Gerson Marques Camargo, Gicelma Chacarosqui, Graciela Chamorro, Helena Pereira, Heleninha de Oliveira, Ilsyane Kmitta, James Jorge – Jaminho, Jônatas Cavalcante, Jonattan Rodriguez Castelli, Kaio Ramos, Luciano Serafim, Malleus Rio, Marcos Coelho, Maria de Lourdes da Costa, Marta Medeiros Oliveira, Merlinton Braff, Moisés Crestani, Nakasone Coimbra, Nery Fernandes, Nycolas Cortez Colman, Odila Lange, Paulo Portuga, Renato Suttana, Rogério Fernandes, Rose Rosendo, Suzana Arakaki e Wagner Cordeiro.

Também estão confirmadas a participação de editoras e entidades, como a Academia Douradense de Letras (ADL), Academia de Letras do Brasil (ALB), Grupo Literário Arandu, Canto das Letras, Vida Editora, Biblio Editora, CDR-UFGD, Editora UFGD, Projeto de Publicação Direito/UEMS, História/UEMS/Amambai, Projeto Cuidar / FALE – UFGD, Projeto Corredor Cultural Científico e Tecnológico – FALE – UFGD

Haverá lançamento de livros de vários escritores.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia, quarta-feira, 8, a abertura será ás 19h. após a recepção a estudantes, convidados e público em geral, haverá apresentação cultural, com música, poesia e piano, entre outras atividades.

Na quinta-feira, além de lançamento de livros, declamações e show musical, haverá a palestra/mesa redonda “A Literatura de Mato Grosso do Sul e o Vestibular”, com os escritores Carlos Magno, Luciano Serafim, Raquel Naveira e Marinete Pinheiro. Também será apresentado o espetáculo “Os Botões das Camisas e das Rosas”, da Esboço Cia de Teatro e Pesquisa Cênica. Na noite de quinta, palestra/mesa redonda, com o tema “A produção, edição de um livro físico e digital”.

A programação segue na sexta-feira, com atividades culturais pela manhã, teatro à tarde e lançamentos de livros à noite.

Share

Fale com a Redação