30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de julho, 2024
spot_img

Feriado prolongado: Confira as atrações artísticas e culturais de Campo Grande


Programação reúne eventos para todos os públicos

Entre os dias 9 a 11 de outubro diversas atrações artísticas e culturais serão promovidas em Campo Grande com objetivo de celebrar os feriados de 11 e 12 de outubro, datas em que se comemoram a Divisão do Estado e Dia da Padroeira do Brasil/Dia das Crianças, respectivamente. O feriado prolongado foi instituído após a Prefeitura Municipal de Campo Grande decretar ponto facultativo nesta sexta-feira (8), em antecipação ao dia do servidor público, comemorado em 28 de outubro.

Feriado prolongado: Confira as atrações artísticas e culturais de Campo Grande
Banda Filhos dos Livres (DIvulgação/Sesc-MS)

A programação inicia nesta sexta com o show da banda regional Filhos dos Livres, na Praça Ary Coelho, no centro da Capital, a partir das 18h30. O evento é gratuito e promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MS).

Diretora regional do Sesc, Regina Ferro destaca o intuito do evento. “Queremos proporcionar um momento de diversão para toda a família, em especial os comerciários, por isso, foi idealizada a realização no coração do comércio da capital. Vivemos um período desafiador, mas precisamos trabalhar para retomada das atividades, e entendemos que é importante promover ações que incentivam o lazer e a cultura, para isso contamos com grandes parceiros, como a Sectur e a Prefeitura Municipal, que tem caminhado conosco em diversos projetos”, explicou.

Ainda nesta sexta, será realizada a abertura oficial do Festival da Carne, evento que reúne diversas atrações culturais, palestras e workshops. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Reviva Mais Turismo e segue com programação até o próximo domingo (10).

Secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas explica que o Festival da Carne marca a retomada do setor de turismo e cultura em MS. “O churrasco compõe parte importante da cultura do campo-grandense, que tem muita influência também dos gaúchos. O Festival das Carnes é prova de que o churrasco vai além de um simples prato, ele representa a união dos amigos, familiares, o domingo em família, o momento de descontração dos campo-grandenses e, por isso, a Sectur participa deste mega evento como uma das co-realizadoras”, ressaltou.

Feriado prolongado: Confira as atrações artísticas e culturais de Campo Grande

9 de outubro

No sábado (9) é dia de feira cultural, com programação pelos quatro cantos da cidade. A Feira Sabores e Cores conta com show musical, espaço kids, artesanatos e gastronomia regional, e acontece na Praça do Papa, a partir das 16h, sendo obrigatório o uso de máscaras. Já na Praça do Peixe, das 16h às 20h, terá exposição de artes visuais, apresentação teatral, intervenção poética e atração musical.

Feriado prolongado: Confira as atrações artísticas e culturais de Campo Grande
Parque da Ciência (Divulgação/UFMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), inicia a partir deste sábado, a visitação de estudantes da Educação Básica ao Parque da Ciência, localizado na Esplanada do Morenão, a iniciativa integra o programa Vem pra UFMS. As atividades envolvem jogos, pinturas, desenhos, danças e brincadeiras com os monumentos da Física instalados no local. A programação será realizada todos os sábados até o dia 11 de dezembro, sempre das 8h às 11h30.
De acordo com a diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Lia Brambilla Gasques, a ação visa ampliar a participação de crianças e jovens, juntamente com suas famílias, para que conheçam as iniciativas promovidas pela Universidade. “Além das atividades lúdico-pedagógicas que os acadêmicos vão nos ajudar a desenvolver com as crianças, também teremos os monumentos do Parque da Ciência e elas vão ser orientadas a brincar aprendendo”, disse.

Outro evento que marcará o próximo sábado é a Feira Ipê Amarelo, que reúne sustentabilidade, empreendedorismo e geração de renda, das 15h às 21h, na Praça Thomas José Coelho de Almeida, no Bairro Coophatrabalho. No Coopharádio haverá mais uma feira livre com artesanato, gastronomia e atração musical a partir das 16h, na Praça Central U.

Voltado ao público infantil, o Sesc MS promove a “Oficina para o Dia das Crianças”, o brinquedo bilboquê, onde as crianças aprenderão a construir brinquedos. A programação visa celebrar o Dia das Crianças, e conta ainda com uma videoaula com contação da história O menino que queria ser adulto, ministrado por Keyla Brito.

Finalizando a programação, a Sectur promove mais uma edição do projeto Quatro Estações, que contará com a live do cantor Jonavo, às 18h. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Sectur.

10 de outubro

No domingo (10), a programação será na Praça da Bolívia, com a segunda edição da feira cultural de 2021. O evento reúne atrações musicais, gastronomia, artesanato, plantas ornamentais e diversas atrações. Conforme a Sectur, a programação segue das 9h às 14h, no Bairro Coophafé.

Feriado prolongado: Confira as atrações artísticas e culturais de Campo Grande
Dança do Ventre (Divulgação/FCMS)

Às 19h a Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas recebe o espetáculo “Nosso Mato Grosso do Sul”, desenvolvido pelo Studio Nidal Abdul com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Coreógrafa e idealizadora do espetáculo, Nidal Abdul ressalta que o evento busca homenagear a cultura sul-mato-grossense aliando a Dança do Ventre. “É um tanto ousado colocar a dança do ventre com a música regional. É uma fusão, uma mistura de duas culturas, e organizei e comecei a ensaiar. Este espetáculo é a realização de um sonho meu, já que minha família é de imigrantes libaneses e fomos muito acolhidos aqui nessa terra”, afirmou.

11 de outubro

Feriado prolongado: Confira as atrações artísticas e culturais de Campo Grande
Delinha (Divulgação/FCMS)

Em comemoração aos 44 anos do Estado, a Fundação de Cultura irá promover no dia 11 de outubro, o show da cantora Delinha. Embaixadora cultural de MS, a artista apresentará o show “Delinha e Convidados”, às 19 horas, na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas.

Com duração aproximada de duas horas, o evento reúne artistas de diferentes locais, gerações e estilos musicais, em dueto com a anfitriã Delinha, Conforme a Fundação de Cultura, a iniciativa visa fomentar a música e cultura local. Além disso, uma banda base, composta por músicos experientes, acompanhará Delinha e os demais convidados, sob a coordenação, direção artística e produção musical do músico campo-grandense Otávio Neto.

Entre os convidados que cantarão com a Delinha estão João Paulo, Castelo, Beth & Betinha, Aurélio Miranda, Celito Espíndola, Filho dos Livres, Begèt de Lucena, Ton Alves, Karla Coronel, Alba Lessa (Três Lagoas), André Stábile, Negabi, Rodrigo Teixeira, SoulRa (Dourados), Andressa Chinzarian, Jerry Espíndola e Chalana de Prata. A abertura do show contará com a execução do Hino do Estado do Mato Grosso do Sul interpretado pela cantora lírica e pianista Andressa Chinzarian.

Abertura oficial do I Sesc Geek será realizada na segunda-feira (11), no Shopping Norte Sul Plaza. O evento segue até o dia 31 de outubro, das 14h às 20h e contará com o Museu do Videogame Itinerante, seletivas de just dance e concurso de Cosplay. A entrada é gratuita.

Mais informações sobre o Museu do Videogame podem ser obtidas pelo www.facebook.com/museudovideogameitinerante ou pelo instagram @museudovideogameoficial.

Feriado prolongado: Confira as atrações artísticas e culturais de Campo Grande
Museu do Videogame Itinerante (Divulgação/Sesc-MS)
Fale com a Redação