25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Festival auxilia indígenas atingidos pela Covid e promove arte, música e debate

Dos dias 7 a 16 de agosto será realizado, de forma virtual, o Festival Mba’e Porã: arte pela proteção dos povos indígenas. Multicultural, a iniciativa visa arrecadar fundos para auxiliar as comunidades indígenas Guarani-Kaiowá de Mato Grosso do Sul que foram atingidas pelo coronavírus.

O evento terá a exposição e venda de 40 obras de arte e artesanato, doadas por artistas regionais. O objetivo é que os recursos arrecadados sejam utilizados para a construção de poços artesianos e aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs). Durante os dias do evento, será possível contribuir com doações em uma plataforma de arrecadação on-line. Na programação estão atrações regionais e nacionais, como o cantor Zeca Baleiro.

Além das apresentações artísticas, haverá debates para discutir temas referentes às comunidades indígenas do estado. A professora Elaine Dupas, do curso de Direito do Campus do Pantanal da UFMS, compõe a comissão organizadora do Festival Mba’e Porã e colabora com a parte científica do evento, que contará com um diálogo jurídico com membros do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União.

São várias pessoas e instituições envolvidas na realização do festival, mas segundo Elaine, a ideia surgiu de uma conversa entre o artista Ghva e o professor Tiago Botelho, coordenador do curso de Direito da UFGD. “Desse encontro entre o artista e o professor, nasceu a ideia de fazer algo maior. Dessa forma, iniciou-se uma rede virtual para que outros artistas pudessem também contribuir com o festival, que tomou uma proporção nacional, visto que serão nove dias de transmissões on-line, com diversas atrações culturais”.

Para saber mais sobre a iniciativa e sobre a programação, confira as páginas do Facebook e Instagram do evento.

Texto: Leticia Bueno

Fale com a Redação