18.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

Festival Curta Campo Grande abre inscrições para todo o Brasil

A cidade morena se prepara novamente para ser o ponto de encontro do curta-metragem brasileiro. Estão abertas, de 1º a 31 de julho, as inscrições para a segunda edição do Festival Curta Campo Grande, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de novembro de 2025. A participação é gratuita e voltada a filmes finalizados em 2024 ou 2025, com duração de até 30 minutos. As orientações constam no site www.festivalcurtacampogrande.com.

A primeira edição, realizada em 2024, surpreendeu pelo profissionalismo, pelo acolhimento e pela força de sua curadoria. Agora, em seu segundo ano, o festival retorna mais maduro, consciente de seu papel na cena audiovisual nacional e atento às potências do cinema sul-mato-grossense.

“Para mim, como idealizador, é uma alegria muito grande saber que o projeto vai ter continuidade, porque nós sabemos que muitos projetos como esse, infelizmente, por falta de apoio, acabam morrendo na primeira edição”, afirma Dannon Lacerda, um dos idealizadores do festival. “Acho que agora conseguimos consolidar a nossa proposta curatorial e, ao mesmo tempo, acrescentar novidades que vamos anunciar ao longo do período de pré-produção”.

Curadoria plural e nova parceria com o Curta Cinema

Entre as novidades já confirmadas está uma parceria inédita com o Festival Curta Cinema, um dos principais festivais dedicados ao curta-metragem na América do Sul, que trará uma mostra internacional não competitiva para Campo Grande.

Com duas mostras competitivas — Curta Brasil e Curta MS — e outras mostras paralelas, o festival segue com a proposta de exibir uma seleção plural, comprometida com temáticas urgentes da contemporaneidade e com a representatividade de grupos historicamente minorizados.

“Desde a minha experiência como curador do Festival do Rio e como realizador com filmes em diversos festivais, observo como é fundamental a curadoria abarcar questões que merecem ser debatidas hoje. A arte tem esse papel: provocar, refletir, propor mudanças”, defende Dannon.

Júri técnico, voto popular e formação de público

Os filmes selecionados concorrerão ao Troféu Tuiuiú, em categorias como melhor curta de ficção, documentário, direção, atuação, roteiro, fotografia, arte, som e montagem. A exemplo do ano anterior, os vencedores serão escolhidos por um júri técnico especializado e também pelo voto popular, numa tentativa de ampliar o diálogo entre crítica e público.

“O júri oficial está centrado na análise técnica e artística, mas quisemos manter também o voto do público, pois é essencial saber o que chama a atenção de quem frequenta o festival, mesmo que não seja um especialista em cinema. Esse retorno é valioso e ajuda na formação de plateia, algo que sabemos que leva tempo. Muitos festivais levam décadas para se consolidar nesse aspecto. Nós temos orgulho de trilhar esse caminho, passo a passo”, afirma o idealizador.

Mais do que uma mostra de filmes, o Festival Curta Campo Grande se afirma como um gesto de pertencimento cultural. Ele oferece visibilidade a novas vozes, constrói pontes entre realizadores de diferentes regiões do Brasil e contribui para a formação crítica e artística do público local. “É um trabalho de formiguinha e com orçamento bastante restrito, mas que a gente faz com muito orgulho. Um festival assim não serve apenas para premiar bons filmes — ele ajuda a melhorar o mundo ao ampliar o olhar sobre realidades diversas”, completa Dannon Lacerda.

A lista de selecionados será divulgada até 15 de outubro de 2025 no site oficial www.festivalcurtacampogrande.com e nas redes sociais do festival (@festivalcurtacampogrande).

Fale com a Redação