23.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de julho, 2024
spot_img

Fiems inaugura Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Bandeirantes

Bandeirantes é a 44ª cidade sul-mato-grossense a receber a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi. A diretora-secretária da Fiems, Silvana Gasparini Pereira, inaugurou a 49ª unidade nesta sexta-feira (07/06), em evento aberto à população que contou com a presença de representantes da diretoria do Sistema Fiems e autoridades.

A Biblioteca Sesi irá atender gratuitamente a comunidade por meio de projetos nas áreas de educação e cidadania. Foram investidos cerca de R$ 963,3 mil na construção do prédio e na aquisição de mobiliário e equipamentos. O terreno foi doado pelo município.

O termo de cessão de uso da biblioteca pela prefeitura foi assinado pela diretora da Fiems Silvana Gasparini e pelo prefeito de Bandeirantes, Edervan Gustavo Sprotte.

Para a diretora da Fiems, a educação e a cultura são a base de tudo, e a instalação da nova biblioteca será uma ferramenta essencial no desenvolvimento do município.

“A Fiems identificou que Bandeirantes está se desenvolvendo, e com isso avaliou que havia chegado o momento de investir nas pessoas. A educação vai fazer com que a população acompanhe o crescimento do município, e com isso poderemos sonhar e alcançar um futuro melhor”, disse Silvana.

O prefeito de Bandeirantes disse que a inauguração da Biblioteca Sesi é motivo de muita alegria, no momento em que o município comemora 59 anos de fundação.

“Me sinto orgulhoso de poder entregar essa biblioteca para a nossa população, em parceria entre a prefeitura municipal e a Fiems. É um sentimento de gratidão eterno. E quem vai ganhar com isso são nossos mais de 2,5 mil alunos da rede pública. Quando se investe em cultura e educação, o município só tem a crescer e a se desenvolver”, afirmou Sprotte.

A cerimônia de inauguração contou com apresentações culturais de crianças da rede municipal de ensino regidas pelo maestro Wesley Oliveira e pelas professoras Kallyane e Fernanda. Também foram sorteadas duas bicicletas entre os presentes ao evento.

Como funciona a unidade

Estudantes das redes pública e privada poderão participar de cursos de robótica, projetos de leitura e contação de histórias, entre outras atividades. Já o público em geral poderá realizar cursos de inclusão digital com foco no aprendizado de informática básica, por meio do Projeto 60+.

Com um espaço total de 104 metros quadrados, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi conta com acervo de mais de 3,6 mil livros e DVDs com filmes e documentários, coleção de gibis, 10 computadores com acesso à Internet e fones de ouvido, impressora, projetor e Smart TV de 65 polegadas.

Além disso, a unidade oferece ambiente climatizado com área de leitura, palestras e oficinas, e sala de aula para cursos de educação a distância do Senai, consolidando a atuação conjunta do Sesi e do Senai no município.

Em Bandeirantes, a unidade fica situada na praça central da cidade (Rua Arthur Bernardes, s/n). O horário de funcionamento é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Sobre a Biblioteca Sesi 

Em 2023, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi atendeu 136,8 mil pessoas em suas 48 unidades espalhadas por Mato Grosso do Sul. O número é 18% maior do que o verificado em 2022. Nesse período, foram realizados 379,1 mil atendimentos ao público, com aumento de 3,3% em relação ao ano anterior. A rede de bibliotecas está presente em 44 municípios. 

A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi é um programa desenvolvido desde 2008 e resulta de parceria entre o Sesi e prefeituras municipais, com objetivo de oferecer à população um local de cultura e entretenimento, gratuito e permanente.

Serviço – Mais informações sobre a rede de Bibliotecas Sesi podem ser consultadas no site: http://www.sesims.com.br/bibliotecas/#home

Fonte: Ascom Fiems

Fale com a Redação