22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

FIEMS participa do Domingo em Família e oferecendo atrações para todas as idades

Para reunir toda a família, nada melhor do que oferecer atrações ao público de todas as idades. Foi assim que o Sistema FIEMS, por meio do SESI e do SENAI, participou neste domingo (19), da segunda edição do Domingo em Família.

O projeto, realizado pela Prefeitura de Campo Grande, leva entretenimento e serviços gratuitamente à população nos altos da avenida Afonso Pena. As atrações do SESI e do SENAI foram apresentadas em uma tenda montada no local.

Crianças e adolescentes ficaram encantados com os robôs desenvolvidos pelos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola SESI. Os carrinhos robotizados podiam ser controlados por celular.

Na Escola SESI, os alunos têm iniciação à robótica já no primeiro ano do Ensino Fundamental e continuam a aprender teoria e prática com robôs até o final do Ensino Médio. A complexidade dos projetos evolui conforme a série do aluno.

O gerente de gestão e negócio do SESI, Arinson Todescato Menezes, destaca que em 2022 a Escola SESI vai abrir turmas novas, do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental, para ampliar a oferta de vagas com esse perfil. Ele reconhece a importância de participar de eventos como o Domingo em Família.

“É uma forma de mostrar à sociedade o nosso diferencial em educação, sempre pensando no futuro. Em especial, também distribuímos mudas para marcar esse momento de retomada após o período mais difícil da pandemia. Queremos encher as pessoas de esperança por um futuro melhor”.

O coordenador pedagógico Marcel Giordano Jeffery falou dos benefícios do ensino de robótica para os estudantes.

“É uma metodologia que ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais e do raciocínio lógico. Eles veem esse conteúdo na sala de sala vivenciado na prática, em várias disciplinas, não apenas na matemática. Os alunos ainda participam de vários torneios de robótica, de acordo com a faixa etária, em que competem nacional e até internacionalmente”.

Impressora 3D auxilia na formação profissional

Outra novidade tecnológica que chamou a atenção dos jovens foi a impressora 3D, capaz de modelar objetos a partir de qualquer desenho projetado em computador. O equipamento está à disposição dos estudantes na Faculdade SENAI da Construção.

O gerente de educação do SENAI, Rogaciano Canhete Júnior, explica que a impressora 3D é apenas um dos vários equipamentos de alta tecnologia à disposição dos alunos. Para ele, eventos como o Domingo em Família servem para apresentar todos os recursos que o SENAI oferece para ajudar no progresso da sociedade sul-mato-grossense.

“O SENAI tem a missão de pensar no desenvolvimento não apenas da indústria, mas também das famílias e da sociedade como um todo. Acreditamos que a formação técnica é o caminho mais curto e direto para o mercado de trabalho. Os estudantes saem das nossas salas de aula aliando conhecimento e prática”.

Segundo o instrutor Plínio Gratão, os recursos tecnológicos como a impressora 3D são de grande importância na formação profissional.

“O aluno passa a ver na prática aquilo que via só em desenho. Consegue visualizar tridimensionalmente todo tipo de modelo, principalmente na construção civil, como por exemplo no estudo volumétrico da estrutura de um edifício”.

Distribuição de mudas de gabiroba

Para os adultos, a atração ficou por conta da distribuição de 600 mudas de gabiroba. A iniciativa faz parte do projeto Floresta da Esperança, promovido pelo SESI. Árvore frutífera, a gabiroba é da família da goiabeira e pode crescer até 5 metros de altura. Adapta-se bem ao clima de Campo Grande, pois gosta de muita água e bastante sol.

A representante comercial Vera Moreira, que esteve na primeira edição do Domingo em Família, em agosto, retornou ao evento para buscar mais mudas. “Plantamos uma em casa, outra na fazenda do meu cunhado, estão crescendo bem e agora vamos plantar novas para vê-las progredirem”.

A servidora pública Enilda Gomez de Oliveira Costa também aproveitou a distribuição de mudas para presentear a família. “Essa daqui vai fazer a diferença no meu quintal. E vou levar uma para a mamãe”.

Mapa da Esperança mostra onde cada muda será plantada

No site do projeto “Floresta da Esperança” é possível ver um mapa com a localização de onde cada muda está sendo plantada.

Quer saber mais? Entre no site:  https://www.sesims.com.br/florestadaesperanca/

Fale com a Redação