O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, participou nesta terça-feira (27/05), em Campo Grande, do Seminário Estadual de Finanças e Tributação 2025.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o evento visa discutir os impactos da reforma tributária na administração fiscal dos municípios.
A programação do seminário contou com mesa redonda com a participação de especialistas, entre eles o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.
Uma das alterações trazidas pela reforma é a tributação sobre consumo, o que deve gerar impactos significativos para a economia sul-mato-grossense. Para o vice-presidente da Fiems, o setor produtivo precisa estar atento e participar ativamente dessas discussões.
“A Reforma Tributária é um assunto muito importante para Mato Grosso do Sul, que é um estado grande que produz e tem população relativamente pequena. Nós, do setor produtivo, temos de estar em meio a essa discussão. O apoio a essa discussão, trazida pela Secretaria de Fazenda e com a participação de atores de todo o Brasil, é importante porque estamos colocando a opinião do setor produtivo e discutindo os temas que vão mudar o país nos próximos anos”, afirmou Crosara Júnior.
O secretário de Estado de Fazenda e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Flávio César Mendes de Oliveira, destacou a atuação do comitê e a importância da realização do seminário.
“Esse evento serve para desmistificar o tema e trazer todos para a mesma página de entendimento, de que estamos gradativamente adotando as medidas e tomando as providências para garantir ao Estado e aos municípios o que cada um irá receber no futuro. Temos atuado fortemente em Brasília com instituições parceiras, governo federal e Congresso Nacional, para que a gente possa avançar e garantir um futuro sólido”, declarou.
O evento contou ainda com painéis e oficinas sobre Índice de Participação dos Municípios, Índice de Qualidade da Educação, Sistema Transfere MS, Fundo de Investimento Social e Fundersul Combustíveis.
Participaram do seminário prefeitos, deputados, secretários municipais, procuradores e gestores de contratos e convênios.