Prevfogo

Áreas queimadas aumentaram147% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O fogo no Pantanal em 2020 já destruiu 4.117 hectares, o equivalente a 27% do bioma, até 11 de outubro. No mesmo período do ano passado, as queimadas destruíram 1.559 hectares, ou seja, o aumento na atual temporada de queimadas foi de 147%.

Fogo destruiu 27% do Pantanal entre janeiro e outubro, aponta monitoramento da UFRJ

Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estima em tempo quase real as áreas queimadas no Pantanal.

De janeiro a 11 de outubro de 2020, segundo o Lasa, foram consumidos no Pantanal pelo fogo:

  • Total de 4.117 hectares, cerca de 27% de todo o Pantanal
  • 1.902 hectares do Pantanal no Mato Grosso
  • 2.215 hectares do Pantanal no Mato Grosso do Sul

Como é feito o monitoramento do Lasa

Com proposta diferente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora o Pantanal mensalmente, os cientistas do Lasa monitoram diariamente a localização e a extensão das áreas queimadas no Pantanal. Eles utilizam o Sistema ALARMES (Alerta de Área queimada com Monitoramento Estimado por Satélite), criado em Portugal e em fase de validação no Brasil.

Segundo o site do Lasa, o sistema ALARMES combina imagens de satélites da Nasa, a agência espacial americana, com focos de calor e inteligência artificial para identificar novas áreas atingidas pelo fogo no intervalo de 1 em 1 dia.

Comentários