O município de Jateí, a 250 quilômetros de Campo Grande, deve receber neste sábado (2) dezena de milhares de pessoas na queima de uma fogueira de 65 metros de altura, a maior do País. A 45ª Festa da Fogueira acontece no Parque Municipal e é uma homenagem a São Pedro, padroeiro da cidade, e traz comidas típicas, danças e um grande show pirotécnico.
A fogueira é a verdadeira obra de arte, esbanja imponência. Com 65 metros de altura, a fogueira, formada por toras de eucalipto verde, está no livro dos recordes mundiais desde 2002. De acordo com a prefeitura da cidade, a maior fogueira do Brasil demorou cerca de um mês para ser levantada, obedecendo todos os padrões estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e demais organismos de segurança.

Conforme Francisco Raimundo Filho (foto em destaque), coordenador da montagem da fogueira, sua base começa com oito metros de largura, sendo que os últimos lances fecham com dois metros.
“Para fechar a obra, foram colocados feixos de bambu que formam um espécie de pavio e, em sua ponta, foi adicionado mais um mastro que sustenta uma bandeira com as cores do município. Uma estrutura hidráulica foi montada para fazer um elevador que garantiu a edificação da fogueira com segurança, que é sustentada por dezenas de cabos de aço e longe da área de circulação de pessoas”, explicou.
A primeira festa, no ano de 1977, foi encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite – já falecido – o pai do atual, Eraldo Jorge Leite, que está no comando do município pela quinta vez. Essa será a décima sexta vez que a Prefeitura realiza a festa tendo Eraldo como prefeito, sempre procurando aprimorar e projetar Jateí de forma positiva para o Brasil e o mundo, por meio da tradição e fé cristã.
Na abertura da festa na noite desta sexta-feira (1º), Eraldo demonstrou seu otimismo para com a retomada do evento, afirmando que a Festa da Fogueira é um patrimônio cultural da população jateiense que divulga o município além de suas divisas e movimenta sua economia.
“Enquanto eu for prefeito e Deus me dar vida e saúde, seguirei o exemplo de meu pai – que apoiou a festa pela primeira vez -, continuarei a ser um instrumento para realizar ações que fortaleçam a nossa história e promovam o bem entre os homens e mulheres de boa vontade”, ponderou.
Abertura da festa, ocorrida ontem, foi com show de Michel Teló e hoje está previsto apresentação de Marcos e Belluti, concurso de quadrilhas, show pirotécnico e queima da fogueira. Para amanhã (3), Luan Santana faz show de encerramento.