21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 13 de maio, 2024
spot_img

Foragido desde 2021, Tio Arantes do PCC é preso na Bolívia

A prisão foi feita pela Fuerza Especial de Lucha contra El Crimen (FELCC ) da polícia boliviana

Foragido desde novembro de 2021, quando escapou do presídio semiaberto da Gameleira, em Campo Grande, José Cláudio Arantes, conhecido como ‘Tio Arantes’, foi preso na Bolívia, nessa quarta-feira (6). A prisão foi feita pela Fuerza Especial de Lucha contra El Crimen (FELCC) da polícia boliviana, porém não há detalhes das circunstâncias que ocorreu.

Também chamado de “Lion”, “Tiozinho” e “Grif”, José Cláudio é dono de uma extensa ficha criminal e tem condenações por roubo, tráfico de drogas e homicídios.

Ele, também, já foi considerado um dos mais influentes líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ele têm dois mandados de prisão em aberto no Brasil e estava incluído na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) – organização internacional que facilita a cooperação policial mundial e o controle do crime.

As autoridades brasileiras, por meio da Polícia Federal de Corumbá, ainda não foram formalmente comunicadas .

A fuga

A fuga do ‘Tio Arantes’ ocorreu em 23 de novembro de 2021, do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande, onde ele cumpria pena no regime semiaberto. Arantes, fugiu o colega de cela Eduardo Benedito do Amaral.

Rebelião

Ele foi um dos cabeças da rebelião mais violenta já ocorrida no Estado, no ano de 2006, no Dia das Mães. Na época ele esta preso no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a “Máxima”.

Fale com a Redação