Na segunda-feira, 26, a partir das 8h30, professores e técnicos-administrativos dos 61 cursos de licenciatura presenciais e a distância da UFMS se reúnem em evento on-line para discutir sobre o tema Novas diretrizes para licenciaturas: mudanças, desafios e perspectivas para a formação de professores, com participação da conselheira e representante do Conselho Nacional de Educação, Márcia Sebastiani. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, utilizando o e-mail institucional.
“A resolução número 4 do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Básica, publicada no ano passado e que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, traz uma série de orientações que coordenadores de curso e integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes devem observar para garantir uma formação de qualidade”, conta a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação, Fernanda Malinkosky.
O evento irá abrir as discussões das diretrizes e da estrutura básica dos cursos de graduação, incluindo outros temas transversais obrigatórios, como a integração entre teoria e prática desde o início da formação. “Discutir a nova DCN nesse momento permite que coordenadores, Núcleos Docentes Estruturantes e docentes repensem práticas formativas, articulando ensino, pesquisa e extensão de forma contextualizada e significativa e fortalece o alinhamento entre o projeto pedagógico da Universidade e o papel social que ela deseja cumprir: formar professores comprometidos com uma educação de qualidade, democrática e inclusiva”, destaca a diretora.
Para Fernanda, a nova DCN reafirma a centralidade do compromisso com a diversidade, a equidade e os direitos humanos e propõe currículos mais integrados com as realidades escolares e sociais, o que dialoga com a ideia da Universidade aberta para a comunidade e envolvida com os desafios contemporâneos da Educação Básica.
“Na nova DCN, há a recomendação que o estágio supervisionado seja realizado de forma contínua e progressiva, com inserção dos estudantes em contextos escolares desde o primeiro semestre do curso. Outro ponto são as competências definidas nas diretrizes devem guiar a organização curricular e a avaliação formativa dos cursos. Isso inclui o domínio do conhecimento pedagógico, da gestão da sala de aula, do uso de tecnologias e do compromisso com a transformação social”, explica. “Esta DCN ainda traz um terceiro Núcleo com a obrigatoriedade de, no mínimo, 320 horas em atividades acadêmicas de extensão. Essas atividades devem estar articuladas com o ensino e a pesquisa e vinculadas à formação docente, promovendo a interação transformadora entre universidade e sociedade”, conclui Fernanda sobre as orientações da resolução.