Em nova etapa de implantação do serviço de atendimento “Balcão Virtual”, instituído pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, todas as varas do Fórum de Campo Grande passam a atender pela ferramenta que possibilita contato com os cartórios por WhatsApp, videochamadas, além de chamadas de voz. O serviço de atendimento remoto garante uma comunicação direta das partes e dos advogados com as unidades judiciais neste momento em que, em virtude da pandemia, o acesso presencial ao prédio do Fórum ainda está restrito.
O funcionamento é similar ao atendimento presencial. As solicitações são movimentadas ao longo do horário de expediente (das 12 às 19 horas). Mas, caso a pessoa tenha enviado uma mensagem fora do horário de atendimento, o seu pedido terá andamento na abertura do expediente do dia seguinte, por ordem de solicitação.
Recebendo solicitações desde o dia 12 de maio, o chefe de cartório da 5ª e 6ª Varas de Família e Sucessões, Cayo Augusto Machado Rodrigues, afirma que, na prática, o usuário optou por utilizar o atendimento via WhatsApp. Os pedidos são muito semelhantes ao balcão presencial, comenta o servidor, e a vantagem é que o usuário recebe a informação ou tem sua solicitação atendida sem a necessidade de deslocamento.
Para quem está do outro lado do balcão, reflete o chefe de cartório, “esse atendimento remoto, sobretudo por aplicativo de mensagens, agiliza bastante o serviço da equipe, isto porque o servidor, que muitas vezes é interrompido na conclusão de um serviço para receber uma parte ou advogado, pode concluir sua tarefa e atender no momento mais oportuno”.
Cada cartório do Fórum de Campo Grande recebeu um aparelho celular para atendimento do público pelo Balcão Virtual. O link de acesso à listagem dos contatos está disponível na página principal do portal do TJMS, junto aos telefones e endereços eletrônicos de cada unidade judiciária: https://www5.tjms.jus.br/servicos/pabx/.
Para atendimento de processos que tramitam em segredo de justiça, o advogado ou a parte deverá apresentar um documento original com foto, comprovando a sua habilitação, para ter acesso aos autos.
Saiba mais – A medida já está em funcionamento em 100% do Centro Integrado de Justiça (Cijus) e promove a celeridade e a eficiência na prestação jurisdicional e administrativa e decorre da necessidade de manutenção de um canal de comunicação entre os jurisdicionados e as unidades jurisdicionais durante o horário de atendimento ao público, mesmo em tempos de pandemia.
A disponibilização do “Balcão Virtual” pelo TJMS levou em consideração as disposições da Resolução do Conselho Nacional de Justiça n. 372, de 12 de fevereiro de 2021, e as regras estabelecidas no Provimento n. 537, publicado no Diário da Justiça do dia 22 de abril.