Frente fria continental traz chuvas para MS e temperaturas não ficarão abaixo dos 10ºC

846
Chuva atinge Campo Grande na noite desta terça-feira (Foto: Reprodução/Clima Ao Vivo)

A primeira frente fria continental deste inverno no País não deverá chegar em Mato Grosso do Sul com toda a intensidade aguardada pelos amantes da estação. Enquanto que na região Sul há previsão até para temperaturas negativas, no Centro-Oeste os termômetros não deverão ficar abaixos dos 10ºC, deixando a sensação mais gelada apenas para os períodos noturnos.

Em Ponta Porã, na fronteira do Paraguai e que costuma tem a temperatura mais baixa durante a passagem das frentes-frias, a previsão aponta para uma mudança brusca já nessa quarta-feira (19), quando a mínima cai dos atuais 17ºC para 13ºC. No dia seguinte, o frio será de 11ºC e cai para 10ºC na sexta-feira (21), voltando a subir no sábado (22) para 12ºC. Durante toda a semana, a máxima fica entre 22 a 24ºC.

Na segunda maior cidade do Estado, Dourados, a previsão para os próximos dias também é de queda na temperatura, mas não tão intensa. A mínima cai de 18ºC para 14ºC nesta quarta, reduz para 12ºC no dia seguinte e chega aos 11ºC na sexta-feira, já voltando a subir no sábado, com 13ºC. A máxima por esses dias também varia entre 25 e 26ºC.

Campo Grande também não será diferente na primeira passagem do frio do ano. A mudança mais brusca será dos atuais 21ºC feitos nesta terça para 16ºC na quarta. Na quinta e sexta fica com mínima de 12ºC e no sábado aumenta para 14ºC. A temperatura máxima durante a semana fica entre 24 e 27ºC.

Esta será a primeira frente fria continental que atingirá o Brasil neste ano. Enquanto as outras frentes passam pelo oceano e, após o contato com a umidade, perdem força na influência das temperaturas, a frente fria continental é seguida de uma massa de ar vinda do extremo sul da América do Sul, entrando no continente pela Argentina, sendo, portanto, mais intensa.

Chuva intensa

Se o frio não vem com a sua força máxima, a chuva continua sobre grande parte do Estado. Na quarta-feira (19), há alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuva entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia.

Além disso, o temporal vem acompanhado de ventos intensos de 60 a 100 km/h e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ao todo, são 36 cidades em alerta, que é válido até às 10 horas e pode ser prorrogado.

Água Clara Inocência
Alcinópolis Jaraguari
Anaurilândia Nova Alvorada do Sul
Aparecida do Taboado Nova Andradina
Aquidauana Paraíso das Águas
Bandeirantes Paranaíba
Bataguassu Pedro Gomes
Brasilândia Ribas do Rio Pardo
Camapuã Rio Negro
Campo Grande Rio Verde de Mato Grosso
Cassilândia Rochedo
Chapadão do Sul Santa Rita do Pardo
Corguinho São Gabriel do Oeste
Corumbá Selvíria
Costa Rica Sidrolândia
Coxim Sonora
Dois Irmãos do Buriti Terenos
Figueirão Três Lagoas