A ‘preocupante’ noticia de terceira e maior frente fria para Mato Grosso do Sul, nesta semana, está se concretizando ou iniciando já nesta terça-feira (27). O clima no Estado, em especial em Campo Grande, já vem mudando desde o fim da manhã com ventos e nuvens escuras no céu. Após as 14 horas desta tarde, o sol acabou e o clima gelado já se instalou a ratificar ou iniciar ao que nos últimos dias tem circulado a previsão do tempo, com uma nova onda de frio, que promete ser a mais intensa de 2021. As temperaturas podem ser negativas, ocorrer geadas e até neve para as áreas de maior atitude no Sul do Brasil, pegando MS. Contudo, hoje e amanhã ainda serão dias de frio ‘normal’, mas após, na quinta-feira (29), será de maior intensidade.

Em MS, já houve duas frentes frias entre junho e julho, trazendo até então na última, um frio intenso, onde já se geou na região sul do Estado, causando até já perda na safra de milho, e chegou até a Capital, que fica na região central. As previsões estão acontecendo, onde as mudanças começam a partir de hoje, coo já se sente, com a frente fria que traz chuva fraca com chance de trovoadas isoladas na região sul do Estado, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Conforme meteorologistas, a frente fria de hoje, antecede o avanço de uma massa de ar frio de origem polar que irá derrubar muito as temperaturas e fazer gear no Estado nos próximos dias, configurando a terceira onda de frio do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta chance de temperaturas negativas para toda região Sul. O instituto até já havia emitido aviso de declínio acentuado de temperaturas a partir das 14h desta terça-feira.

Segundo a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, os dias mais frios em Mato Grosso do Sul serão entre quarta (28) e sexta-feira (30), e a região sul, que já é mais fria no Estado, deverá ser a ainda mais gelada. “Existe a probabilidade para geadas principalmente na região sudoeste, sul da região pantaneira e sul da região leste. As mínimas podem chegar entre 2°C e 5°C na região sudoeste, 6°C e 10°C no sul da região pantaneira, 5°C e 11 na região leste, e na capital 6°C e 12°C”, enfatiza.

Hoje

A terça-feira começou com temperaturas agradáveis em Mato Grosso do Sul, mas até o final da manhã o cenário começou a mudar a partir da região sudoeste, como até em Campo Grande, região central de MS, com o declínio nas temperaturas. Mais para o final do dia o ar frio avança para as demais áreas do Estado.

Em Ponta Porã, por exemplo, o dia começou com 18°C, mas antes mesmo das 14h, começou a cair para 14°C. Já Dourados vai de 22°C para 18°C no mesmo período.

Na Capital do Estado, o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas previstas, eram a variar entre 12°C a 28°C.

Comentários