23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 23 de abril, 2025
spot_img

Frente fria traz alívio após onda de calor intensa no Brasil a partir deste fim de semana

Em Mato Grosso do Sul, a frente fria deve começar a fazer efeito a partir de domingo

A chegada de uma frente fria ao Brasil neste fim de semana promete aliviar as regiões que vêm enfrentando uma onda de calor intensa desde o fim de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar frio deve provocar uma queda significativa nas temperaturas, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A previsão também indica que o fenômeno pode gerar chuvas e amenizar o calor em várias localidades dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A frente fria deve começar a avançar pelo Rio Grande do Sul na noite deste sábado (8) e, até segunda-feira (10), alcançar o Sudeste. Em Campanha (MG), por exemplo, a temperatura pode cair para até 10°C, conforme o Inmet. Antes da mudança climática, no entanto, o domingo (9) poderá ser o dia mais quente do ano em São Paulo, com temperaturas próximas aos 40°C.

O Brasil atravessa a quinta onda de calor de 2025, fenômeno causado por um bloqueio atmosférico que impede a chegada das frentes frias ao interior do país. Esse bloqueio é provocado por sistemas de alta pressão que intensificam a circulação do ar, favorecendo o aumento das temperaturas e dificultando a formação de nuvens carregadas.

Embora a frente fria traga instabilidade e temperaturas mais amenas, a Climatempo alerta que o alívio do calor extremo acontecerá de forma gradual, conforme o sistema se desloca pelo país. Cidades como Além Paraíba (MG) devem começar a sentir a queda das temperaturas já no fim de semana. No entanto, o calor intenso pode persistir em algumas regiões até que o novo padrão climático se estabilize completamente.

A previsão é de que o clima mais ameno se estabeleça ao longo da próxima semana, trazendo um alívio esperado por muitos brasileiros que enfrentam o calor extremo, principalmente em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

Mato Grosso do Sul

Conforme os modelos apresentados, a partir de domingo (9) deve-se observar anomalias nas temperaturas no entorno de Mato Grosso do Sul. Então, na segunda-feira (10), já é esperada quedas nas temperaturas, principalmente na região de fronteira. Em Ponta Porã, por exemplo, as máximas não passam dos 27ºC no início da próxima semana.

Já em Campo Grande, na segunda já podem ocorrer chuvas e, na terça, a máxima será de 29ºC, um pouco abaixo dos 33ºC registrados essa semana.

No entanto, vale ressaltar que a chegada de frente fria não significa que vai fazer frio. Apesar do nome, os meteorologistas dizem que trata-se de um fenômeno em que massa de ar de temperatura mais baixa atua sobre uma região, substituindo por uma massa de ar de temperatura maior.

Em algumas situações, como no período quente – de dezembro a março -, em que esss frentes frias apens trazem aumento de nebulosidade, sem necessariamente causar resfriamento.

Em MS, por exemplo, a frente fria deve apenas diminuir os valores das temperaturas máximas. Porto Murtinho, que está figurando como uma das mais quentes do país nesta semana, com termômetros alcançando os 37ºC, terá máxima de 27ºC na terça-feira.

Fale com a Redação