Campo Grande amanheceu novamente sob forte neblina neste sábado (21), fenômeno provocado pela aproximação de uma nova frente fria sobre o Estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), apesar da manhã encoberta, a previsão é de tempo firme na maior parte de Mato Grosso do Sul ao longo do dia.
Temperaturas variam pelo Estado
De acordo com a previsão, as temperaturas para Campo Grande, a expectativa é de mínimas entre 16°C e 18°C e máximas que podem atingir os 29°C.
Na região sudoeste e Pantanal, os termômetros devem variar entre 14°C e 18°C nas mínimas e 18°C a 27°C nas máximas. Já para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas devem ficar entre 12°C e 16°C e máximas de até 28°C.
Frio mais intenso nos próximos dias
A tendência é que a neblina persista nos próximos dias, com um domingo (22) marcado pelo avanço de mais uma frente fria, trazendo aumento da nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada em várias regiões do Estado.
No sul de MS, o Cemtec alerta para a possibilidade de tempestades com raios e rajadas de vento.
Na segunda-feira (23), a chegada de uma massa de ar frio deve provocar o fenômeno conhecido como mínima invertida, quando o dia começa mais quente e vai esfriando ao longo das horas. Na terça-feira (24), a previsão indica queda ainda mais acentuada, com mínimas entre 0°C e 2°C em algumas áreas.
Alerta de chuvas intensas para 20 municípios
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu um alerta de perigo potencial para 20 municípios sul-mato-grossenses, com vigência até 13h deste sábado (21).
O aviso prevê pancadas de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ventos de até 60 km/h e risco de transtornos como alagamentos, quedas de galhos, descargas elétricas e cortes de energia.
Os municípios sob alerta são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru, a maioria localizada na região de fronteira com o Paraguai.
Recomendações de segurança
O Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de sinalização e a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.
Em caso de emergência, os telefones de contato são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).