Semana Estadual do Idoso acontece de 25 de setembro a 2 de outubro com transmissões ao vivo, veiculação de vídeos e até show. Luciana Nassar

A pandemia do novo coronavírus pode até ter imposto uma nova rotina com o distanciamento social. No entanto, a distância física não será obstáculo para os debates e as comemorações da Semana Estadual do Idoso em Mato Grosso do Sul. Isso porque a tecnologia será aliada na promoção dos direitos e da qualidade de vida daqueles que já passaram dos 60 anos.

De 25 de setembro a 2 de outubro, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa realizará, por meio da internet, uma série de eventos gratuitos e abertos ao público. Haverá transmissões de debates ao vivo, veiculação de vídeos, programas e até show. Para conferir os detalhes de todas as atividades, acesse a programação completa neste link.

Frente parlamentar promove eventos on-line para fortalecer direito dos idosos a partir de hoje
Deputado Renato Câmara, coordenador da Frente

Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

“O objetivo é conscientizar o idoso e a sociedade sobre a sua importância, como fonte de experiências e sobre seu importante papel na construção de uma sociedade com maior qualidade de vida”, destaca o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Renato Câmara (MDB). 

O evento conta com a parceria de diversas instituições, entre elas a Fundação Manoel de Barros. “O idoso é o ator principal, é o alicerce, ele é a base, ele é a história da sociedade onde ele está inserido. Então, a Semana voltada para o idoso, é realmente para lembrar a sociedade, para levar a reflexão sobre quem é o idoso, sua importância e sua participação na comunidade”, enfatiza o diretor da instituição, Marcos Henrique Marques. 

Para ele, o evento também é uma forma de as pessoas conhecerem os serviços que as instituições sociais promovem para esse público. “Temos, por exemplo, serviços de convivência e fortalecimento de vínculo que são as instituições que recebem os idosos durante o dia, locais que oferecem várias atividades para que esse idoso possa se tornar um cidadão participativo na sociedade”, explica.

A universidade Unigran Capital também apoia o evento. Edméia Pacheco é representante da instituição nas atividades da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Para coordenadora do curso de Educação Física da universidade, a semana estadual contribui para garantia dos direitos dos idosos.

Frente parlamentar promove eventos on-line para fortalecer direito dos idosos a partir de hoje
Evento também pretende conscientizar sobre a importância dos idosos

Foto: Luciana Nassar

“É de grande relevância fazer com que essa rede de proteção às pessoas idosas chegue à família. Se nós não fizermos essa rede de proteção, nós também não teremos essa proteção no futuro. A gente crê que a sociedade precisa ter essa responsabilidade com os idosos. Agradecemos à Frente Parlamentar por nos dar essa oportunidade de chegarmos mais próximo dos idosos”, afirma.

A programação do evento também conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast); do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas-MS); da Fundação Manoel de Barros; da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); da universidade Anhanguera-Uniderp; do Conselho Regional de Educação Física (Cref); do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS); da Secretaria Municipal de Assistência (SAS); e do Asilo São João Bosco.

Participe

A abertura da Semana Estadual do Idoso está prevista para sexta-feira (25), às 8h, com a exibição de um vídeo institucional com mensagem do coordenador da Frente Parlamentar, deputado Renato Câmara.

“A campanha já se tornou um símbolo em Mato Grosso do Sul e tem conseguido conscientizar a sociedade sobre a importância da terceira idade. Toda pessoa tem direito a envelhecer com dignidade, de forma ativa e com respeito da família, dos cuidadores e de toda a sociedade”, afirma o parlamentar.

Frente parlamentar promove eventos on-line para fortalecer direito dos idosos a partir de hoje
Frente utiliza a internet para manter os debates sobre direitos do idoso

Foto: Assessoria Parlamentar Renato Câmara 

Está agendada para o domingo (27) a apresentação do “Programa Madrinhas e Padrinhos” desenvolvido pela Fundação Manoel de Barros. Cada profissional ou voluntário da instituição apadrinhou 10 idosos. Os padrinhos e madrinhas fazem um acompanhamento personalizado dos idosos, por meio de ligação telefônica e WhatsApp. O objetivo é animar, levantar a autoestima e auxiliar o idoso a passar por esse momento de distanciamento social.

Na segunda-feira (28), está programada a estreia do programa Perspectiva com o tema: Novo olhar para as possibilidades de retorno das atividades com idosos mediante a pandemia. O médico geriatra José Roberto Pelegrino foi o entrevistado desta edição do programa produzido pela TV Assembleia.

Deve acontecer na terça-feira (29) a live “Como amenizar os efeitos da pandemia nas pessoas idosas” e na quarta-feira (30) a publicação do vídeo “A Política de Assistência Social e o Fortalecimento de Vínculos no Atendimento ao Idoso”.

No Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), a programação estará reforçada. Às 8h, está prevista a palestra “Recomendações e condutas de biossegurança para o atendimento das pessoas idosas de instituições públicas e privadas do Mato Grosso do Sul”.

No período da tarde, está agendada a live “17 Anos do Estatuto do Idoso: mulheres idosas, idosos institucionalizados e encarcerados”. À noite, a programação fica por conta do show “Pro dia nascer feliz”, com Maria Quitéria. A transmissão está prevista para às 19h.

No último dia de evento, deve haver a “Discussão intersetorial de Política Pública para o idoso do MS – Rede Estadual”, às 9h.

Frente parlamentar promove eventos on-line para fortalecer direito dos idosos a partir de hoje
Frente Parlamentar reúne mais de 30 instituições

Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Direito dos idosos em pauta

Os temas relacionados à pessoa idosa são recorrentes no Parlamento sul-mato-grossense. A própria norma que instituiu a Semana Estadual do Idoso nasceu na Assembleia Legislativa. A Lei 4796, de 21 de dezembro de 2015, foi proposta pelo deputado Renato Câmara.

O parlamentar também é autor da ação Junho Prata: campanha de sensibilização e conscientização quanto à violência contra idosos. O Junho Prata foi instituído pela Lei 5215, de 12 de junho de 2018.

A ALEMS também instituiu a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa com o objetivo de propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas à promoção e à defesa dos direitos da pessoa idosa.

Compõem o grupo de trabalho os deputados Renato Câmara; Barbosinha (DEM); Coronel David (Sem partido); Eduardo Rocha (MDB); Herculano Borges (Solidariedade); Jamilson Name (Sem partido); Lidio Lopes (PATRI); Marcio Fernandes (MDB); e Professor Rinaldo (PSDB).

Frente parlamentar promove eventos on-line para fortalecer direito dos idosos a partir de hoje
Ebook “Uma festa para a vida” trata da

violação de direitos da pessoa idosa
Comentários