27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Funesp fará aulas de esportes coletivos, mas ainda on line

a Fundação Municipal de Esportes (Funesp) anunciou nesta segunda-feira (10), que irá ampliar formação do projeto ‘Movimenta CG’. A ação que em tempos de Pandemia, já realizou mais de 200 oficinas on-line para que moradores se exercitem em casa, por meio da pratica esportiva e com esportes individual, agora terá aulas sobre esportes coletivos, oferecidas pela Fundação, de forma gratuitas, transmitidas através de lives e vídeos pelas redes sociais.

“A novidade desta semana é o lançamento de aulas didáticas de esportes coletivos como o voleibol, futebol, basquete e handebol. Por conta da pandemia, algumas oficinas coletivas, que exigem maiores quantidades de pessoas, estão suspensas para evitar aglomeração e transmissão da Covid-19. Nesta segunda-feira, é a vez da videoaula para treino de voleibol”, anuncia o novo diretor-presidente da Funesp, Claudinho Serra.

Serra que assumiu a Presidência, a poucos dias, no lugar de Rodrigo Terra, e com “Movimenta CG” em andamento a anos na Prefeitura, ressalta a importância das atividades físicas para a saúde mental e do corpo. “Pensando nas pessoas que gostam das atividades em grupo, vamos oferecer dicas para movimentos, mecânica e fundamentos de cada esporte. Embora ainda num período difícil, é uma oportunidade de se manter junto de alguma forma”, pondera o atual diretor-presidente da Funesp.

Aula presencial em pratica ‘mais separada’

Conforme divulgação da Funesp, já se retornou com as oficinas presenciais de zumba, pilates, Fit Dance, yoga, beach tennis e musculação, que estão sendo feitas em parques e praças da Capital de segunda a domingo, das 5h às 20h. Já por serem atividades mais individual, o retorno foi feito. Contudo, as medidas de biossegurança estão sendo aplicadas onde 40% da capacidade máxima dos locais são respeitadas. “Não podendo ultrapassar o limite de 50 pessoas, além de manter o distanciamento social de 3 metros entre cada participante; higienização obrigatória das mãos com álcool em gel; uso obrigatório de máscara pelos agentes sociais, conforme o Decreto Estadual 15.644, de 31 de março”, lembrou Serra.

Por enquanto e por conta do momento de pandemia, ainda estão suspensas as aulas de esportes coletivos, tais como: futebol, basquete, vôlei, handebol, judô, jiu jitsu, karatê, kongfu, moaitai e tae-kwon-do, natação e ballet aquático, atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica e atividades aquáticas como ballet aquático e natação abaixo de 16 anos.

As lives e aulas estão sendo diariamente divulgadas através das redes sociais da Fundação – Facebook e Instagram @funespcg.

Atividades físicas consideradas essenciais em Campo Grande e MS

Dois projetos de Lei foram aprovados recentemente pela Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, onde reconhecem que atividades físicas são consideradas essenciais em tempos de pandemia, tanto em Mato Grosso do Sul como em Campo Grande.

A PL 69/2021, de autoria do deputado Herculano Borges (Solidariedade), ressalta que as práticas de exercícios físicos podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, sendo importante a participação da população em espaços públicos, desde que continuem aderindo às medidas de biossegurança.

Já em Campo Grande o Projeto de Lei 10.039/21, de autoria do vereador Professor Riverton (DEM), em parceria com os vereadores Edu Miranda (Patriota) e Papy (Solidariedade), que também conta com o apoio do Cref11 MS (Conselho Regional de Educação Física), também foi aprovado.

Fale com a Redação