Divulgação

Nesta segunda-feira (21), é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, porém, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) homenageia os Pessoas com Deficiência (PCD) oferecendo oportunidade de inclusão ao mercado de trabalho, devolvendo ou resgatando assim, a dignidade dessas pessoas. Em média são oferecidas 25 (vinte e cinco) vagas por semana, destinadas para esse público.

A pandemia do Novo Coronavírus tem assustado muitas pessoas e por este motivo a Funsat teve uma queda na procura dessas vagas, mas mesmo com esse obstáculo, a Fundação tem conseguido encaminhar diversos candidatos.

Essa é a importância do atendimento personalizado e humanizado, na Funsat existe um guichê de atendimento preferencial, com pessoas preparadas para atender e explicar sobre as normas de biossegurança que as empresas adotaram, ou seja, os candidatos saem da Fundação com a segurança de poder concorrer às vagas e serem inseridos. Uma novidade no atendimento será um curso básico de libras, onde os servidores serão melhor capacitados para oferecer atendimento.

Lembrando que de acordo com a Lei, as empresas com mais de 100 (cem) funcionários, precisam ter em seu quadro de 2% a 5%, de trabalhadores com deficiência. De acordo com a Coordenadora de Vagas da Funsat, Catyuce Lima, é satisfatório dizer que a meta de contratação vem sendo cumprida, mas esse é um trabalho que não pode parar, para que a inclusão ocorra em sua totalidade.

Hoje a Funsat disponibiliza 19 (dezenove) vagas para PCD, 17 (dezessete) para repositor, não exige experiência, ensino médio incompleto e disponibilidade para trabalhar tarde e noite. Para essas vagas a entrevista vai acontecer na sede da Fundação na próxima quarta-feira (23), a partir das 07h30.

Já as outras duas vagas são para servente, com exigência de três meses de experiência e ensino fundamental incompleto.

Para concorrer às vagas e participar das seleções e entrevistas é necessário apresentar todos os documentos solicitados na carta de encaminhamento que pode ser retirada na Funsat ou através do aplicativo Sine Fácil e caneta esferográfica. A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória (próxima da Igreja Ortodoxa). O atendimento devido à pandemia da Covid-19 é das 7h30 às 13h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 4042-0585 através do ramal 5816.

Comentários