23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Gabinete vai à Sidagro e discute estratégias de desenvolvimento para o setor produtivo

O Gabinete Itinerante da Prefeitura de Campo Grande esteve nesta sexta-feira (24) na Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio. A prefeita Adriane despachou logo cedo com o secretário municipal da Sidagro, Ademar Silva Jr., ações e estratégias de desenvolvimento que vêm sendo aplicadas na Capital.

Responsável por diversos projetos que fomentam a geração de emprego e renda em Campo Grande, a Secretaria tem a sua importância quando o assunto é desenvolvimento econômico. A Sidagro atua desde pequenas cadeias produtivas da agricultura familiar ao fomento da industrialização, com incentivos fiscais e extrafiscais com a Lei do Prodes.

“Temos trabalhado para mostrar ao setor produtivo que estamos iniciando uma organização dentro dos polos. A ideia é melhorar a infraestrutura, otimizando as vias de acesso, o asfalto e etc. Diversas iniciativas que garantem benefícios e ajudam o empresariado a crescer, gerando emprego e renda”, disse o secretário municipal da Sidagro, Ademar Silva Jr.

Há 13 anos em Campo Grande, o empresário João Fernando Coelho Martins, da MS Selantes, escolheu a capital de Mato Grosso do Sul para viver e desenvolver a empresa. “Vim para cá com uma franquia, que posteriormente foi vendida, e eu recebi uma parte desse dinheiro e investi. Os franqueados se juntaram e cada um fez sua própria marca, agora estamos unidos em uma marca só. Quando comecei foi com a linha de parafusos, hoje estamos trabalhando com telha sanduíche também e tenho empresas em Goiás, Maranhão, Pará e no Paraguai”, revela.

Atuando com reciclagem de resíduos sólidos no Polo Empresarial Oeste, Dulcimar Luiz Galón, da Ecoflake, quer ampliar o negócio. “Vamos ampliar o projeto e trabalhar com os mais diversos tipos de materiais. Hoje a gente trabalha com plástico, papelão, sucata de ferro, cobre e temos interesse em ampliar. A gente produz em torno de 500 toneladas de granuladinho de pet. Com o investimento que vamos fazer isso vai crescer muito”, disse.

Uma das ações da Prefeitura que vêm fomentando iniciativas como a de Dulcimar para expandir os negócios são os investimentos feitos na região. Em funcionamento há mais de 20 anos, o Polo Empresarial Oeste carecia de drenagem e pavimentação asfáltica. O pavimento que passou em frente à sua indústria também beneficiou diversos outros bairros, como Nova Campo Grande, Jardim Carioca, Indubrasil, Serradinho e Vila Popular.

A obra da Prefeitura de Campo Grande está prestes a ser finalizada, com a drenagem de mais de 10 km e pavimentação de cerca de 7,33 km de sete vias, incluindo a Avenida Wilson Paes de Barros, que encurtará caminhos e facilitará o acesso dos trabalhadores às indústrias.

“A Prefeitura está avançando para criar condições para que as empresas se desenvolvam e cresçam. Muito mais do que levar asfalto, o Executivo está interligando os bairros para os trabalhadores terem mais facilidade para chegar ao serviço”, destacou a prefeita Adriane.

Além disso, a Prefeitura de Campo Grande vem capacitando trabalhadores em diversas áreas para assumirem as vagas disponíveis na capital. Campo Grande lidera o ranking nacional com a menor taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2024, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade registrou uma taxa de desocupação de 4,4%, a mais baixa entre todas as unidades federativas.

O empresário Cristiano Ralfe Garden, da Casa das Sementes, trouxe uma boa notícia. Ele também está ampliando o negócio e, em breve, inaugurará uma packing house na cidade. O termo em inglês define uma instalação onde produtos agrícolas são recebidos para serem processados antes de irem ao mercado e, finalmente, para a mesa do consumidor. É literalmente uma “casa de empacotamento” ou “de embalagem”.

“Estamos ampliando os negócios e vamos contratar de 20 a 30 mulheres para trabalhar na nossa packing house. Quero agradecer à Prefeitura e a todos da Sidagro por todo o apoio que temos recebido aqui para crescermos como empresa”, afirmou.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem entre suas atribuições, fazer essa conexão com o setor produtivo, para aprimorar os investimentos e entender as necessidades dos setores. “Dessa maneira, a Prefeitura garante que Campo Grande siga avançando e se desenvolva para um futuro cada vez mais promissor àqueles que aqui vivem”, pondera o titular da Sidagro.

Fale com a Redação