21.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Gastronomia aliada à saúde incentiva chefs a elaborar pratos criativos e saborosos

Receitas saudáveis para o dia-a-dia são apostas de três chefs convidados pelo Clube Gourmet 

Mais do que adaptar dietas mirabolantes ou mesmo fazer aquela saladinha básica, a gastronomia saudável tem se tornado um estilo de vida, ganhando muitos adeptos e proporcionando grande variedade de opções nutritivas para deixar a saúde em dia. Entrando nessa onda, três chefs de cozinha de Campo Grande foram convidados pelo Clube Gourmet de um shopping na capital a ensinarem receitas culinárias fáceis, práticas e saudáveis para serem inseridas na vida do campo-grandense. Os vídeos são postados ao longo da semana nos canais oficiais do empreendimento. 

Uma das convidadas é a chef de cozinha Ana Oliveira, que trouxe em sua bagagem dicas preciosas para a elaboração de pratos como a moqueca vegana com farofa de castanhas, pão vegano com caponata de berinjela, molho natural de tomates assados, dentre outras receitas mais nutritivas, com menor quantidade de calorias e priorizando sempre os alimentos naturais. 

Especialista no assunto, Ana garante que preparar esses pratos não é nenhum bicho de sete cabeças e ensina técnicas para descomplicar a vida de quem não tem muita habilidade na cozinha. “São receitas de fácil preparo, sem complicação e com ingredientes que podem ser encontrados com facilidade nos mercados, sem perder qualidade e o sabor marcante de cada iguaria”, explica. 

Gerar qualidade de vida para as pessoas é um dos objetivos da culinária saudável, que acaba auxiliando, também, pessoas com intolerância ao glúten ou leite, por exemplo, e que mantêm alimentação restritiva. Partindo desse princípio, o chef Adriano Gomes, da loja Camicado, traz sua colaboração por meio da receita de Quiche sem Glúten. “A farinha de arroz, usado nessa preparação, muito contribui para saúde dos ossos e regula os níveis de colesterol, ajudando no funcionamento do organismo. Na correria do dia-dia, precisamos ter um olhar diferenciado de nossa alimentação”, reitera. 

Gomes lembra que o processo de revolução industrial mudou de forma rápida a fabricação artesanal e manual dos alimentos para uma nova tecnologia de processamento. “Anos atrás, nossos pais se alimentavam de uma forma mais saudável, justa e limpa. É preciso fazer uma viagem no tempo e realinhar nossa maneira de se alimentar, trazendo assim uma qualidade de vida que nos permitirá viver mais”, instrui. 

Também parceiro da loja Camicado, o chef Douglas Tavares participou da ação ensinando a fazer um macarrão de abobrinha. “Utilizamos ingredientes naturais, como cebola, alho, cenoura, azeitonas roxas sem caroço e fatiadas, tomate italiano, cebolinha e manjericão. É uma sugestão fácil e saudável para o cardápio cotidiano, e que pode ser feita até mesmo em quantidades maiores e com outras adaptações”, diz.

Os vídeos, com as receitas completas, serão postados ao longo do mês nos seguintes canais do Youtube, Instagram e Facebook.

Fale com a Redação