21.8 C
Campo Grande
terça-feira, 22 de julho, 2025
spot_img

Golpistas se passam por funcionários da OLX para clonar contas de WhatsApp

Conforme a Polícia Civil, os bandidos encontraram outra forma de persuadir as vítimas. Através de um boletim de ocorrência registrado na unidade, os policiais descobriram a estratégia.

06/03/2020 15h42
Por: Alan Diógenes

Golpes utilizando o nome e dados inseridos na plataforma de negócios OLX chegam a conhecimento de policiais a todo momento na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro, em Campo Grande. Desta vez, os golpistas cada vez mais ardilosos conseguem clonar contas do aplicativo WhatsApp de suas vítimas.

Conforme a Polícia Civil, os bandidos encontraram outra forma de persuadir as vítimas. Através de um boletim de ocorrência registrado na unidade, os policiais descobriram a estratégia.

Uma vítima anunciou algo no OLX e logo em seguida recebeu uma mensagem de WhatsApp, de número desconhecido, de uma alguém se dizendo ser funcionário do site de negócios.

A pessoa disse pra ela que a mesma receberia uma mensagem SMS com um código e que esse código deveria ser repassado de volta pelo WhatsApp. A vítima seguiu as instruções e acabou tendo o aplicativo clonado, onde diversos contatos receberam mensagens sem ela a remetente.

Em outro caso, o golpista usa os mesmos dados de um vendedor que anuncia no site, fotos, informações, etc. Faz contato com o comprador informando para ver o produto e também informa o vendedor que alguém está indo ver o produto. Sem muitas informações, comprador é lesado e o golpista com o dinheiro da “suposta” venda.

Segundo a polícia, golpistas também estão utilizando dados de médicos, postados em redes sociais, para se passar por profissionais da saúde e cometer golpes.

Qualquer atitude suspeito durante vendas, compras e troca de informações pelas internet e redes sociais deve ser avisada de imediato à polícia.

(FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)

Fale com a Redação