23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Governador assina autorização da construção da sede do DOF em Dourados

O Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) juntamente com o vice-governador e secretário Estadual de Infraestrutura (Seinfra) Murilo Zauith (DEM), assinaram na manhã deste sábado (12), em Dourados, a autorização para inicio da construção da sede própria do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) que será efetivada pela empresa Taurus Empreendimentos, que venceu o processo licitatório feito pela Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul).

Governador assina autorização da construção da sede do DOF em Dourados

O prédio será erguido em um terreno de 17.400 m² na Marginal Guaicurus, conhecida como prolongamento da Rua Coronel Ponciano, em Dourados. A obra está orçada em 5,1 milhões e vai abrigar o DOF e também a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

O prédio terá 1.434 m² de área construída. Conforme o projeto, a sede contará com auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.

Após a assinatura da ordem de início do serviço, a construtora terá dois anos para concluir o prédio. O prazo está previsto em contrato.

Polícia especializada e de excelência

Criado em 1987, o DOF atua em 53 municípios de Mato Grosso do Sul. O principal trabalho é desempenhado nos mais de 1.500 quilômetros de fronteira do território brasileiro com o Paraguai e a Bolívia.

Mas a polícia estadual especializada também monitora parte da divisa de MS com os estados de São Paulo e Paraná.

Qualificado para a repressão dos crimes de fronteira, o DOF ainda opera em uma extensa área rural. O trabalho desempenhado com maestria pelos policiais resultou, no mês passado, na maior apreensão de drogas da história do Brasil.

Foram 33,3 toneladas de maconha retiradas de circulação em Maracaju no último dia 26 de agosto.

A ação repercutiu em todo o País e ganhou atenção do ministro da Justiça, André Mendonça, que parabenizou DOF pelo bom desempenho, refletido nos demais estados do Brasil. Com a apreensão recorde, o prejuízo para o crime organizado foi de R$ 50 milhões.

Fale com a Redação