23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 3 de maio, 2024
spot_img

Governo apoia maior evento de pesquisa da América Latina e aproxima população e ciência

19/07/2019 16h59
Por: Assessoria

Na próxima semana, Campo Grande se transforma na capital latino-americana da ciência, tecnologia e inovação. De 21 a 27 de julho acontece a 71ª reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), maior evento científico da América Latina, realizado com o apoio do Governo do Estado e que deve receber 15 mil pessoas no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Na tarde desta sexta-feira (19.7), o secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, o presidente da SPBC, Ildeu de Castro Moreira e o reitor da UFMS, Marcelo Turine deram entrevista coletiva à imprensa e acompanharam os preparativos finais dos estandes e estruturas na Avenida da Ciência.

De acordo com Ricardo Senna, “um evento como esse reforça o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação e demonstra como esse tripé pode servir de base para novos negócios. Um dos temas dessa edição da SBPC é a bioeconomia. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, temos importantes atividade econômicas ligadas ao Pantanal, como a pesca e turismo. Será que não podemos estimular o mercado de fármacos, de cosméticos a partir frutos do cerrado, como alternativas a essas atividades? É essa a perspectiva que a ciência nos dá e isso é muito importante no processo de desenvolvimento sustentável”.

O secretário-adjunto da Semagro, afirma que o fundamental num evento como esse “é mostrar que o conhecimento científico que é gerado nas universidades e instituições de pesquisa precisa ser apropriado pela sociedade e pelo setor produtivo para que nós possamos melhorar a nossa qualidade de vida, aumentar a produtividade de nossas atividades econômicas. No Governo do Estado, a ciência, tecnologia e inovação tem sido fundamental na elaboração de políticas”.

O reitor da UFMS destacou o fato de o evento ser realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. “Era um sonho trazer a Reunião da SBPC para Campo Grande, num evento totalmente gratuito, aberto à toda a população. Mato Grosso do Sul tem que ter orgulho. Além disso, ele também serve para comemorar os 40 anos da UFMS. Vamos ser a capital da ciência, os olhares do Brasil e da América Latina estão voltados para nós”.

O presidente da SPBC, Ildeu de Castro Moreira, reforçou a importância do evento no processo de aproximação e de popularização da ciência junto à sociedade. “Nosso objetivo é fazer com que a ciência e a tecnologia sejam elementos importantes para a sociedade, tanto do ponto de vista da produção, da economia, mas também no da inovação social, saúde, meio ambiente e educação”.

Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, mais de 250 atividades estão na programação, incluindo conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Entre elas estão realizações que abordam temáticas Afro e Indígena, Inovação e Educação, além da SBPC Jovem, Sessão de pôsteres ExpoT&C, Avenida da Ciência e Caminhões da Ciência. A programação completa está no site https://sbpc.ufms.br/.

Investimentos de MS na ciência, tecnologia e inovação

O aporte financeiro do Governo do Estado no evento foi de R$ 400 mil para custeio de infraestrutura, além do apoio institucional. “Nos anos de gestão do governador Reinaldo Azambuja já foram liberados cerca de R$ 60 milhões em projetos de ciência, tecnologia e inovação. A nossa aposta é que, ao estruturar a pesquisa científica e ao estimular, inclusive, na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e não somente nas universidades, nós possamos transformar a sociedade, daí a importância da transversalidade das ações e do diálogo com Secretaria de Educação e outros órgãos do Governo”, reforçou Ricardo Senna.

Governo apoia maior evento de pesquisa da América Latina e aproxima população e ciência

Fale com a Redação