Grande parte de MS está em alerta para temporais nas próximas horas, avisa Inmet

464
Tempo em Campo Grande na tarde dessa quarta-feira (Foto: André Farinha)

A maior parte de Mato Grosso do Sul está em alerta para a ocorrência de temporal ao longo das próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos sobre a previsão de fortes pancadas de chuvas e rajadas de ventos intensos, inclusive, possibilidade de queda de granizo.

De acordo com a meteorologia, nesta quarta-feira (13) a circulação de ventos vai ajudar a formação de nuvens carregadas e podem ocorrer temporais no oeste do estado, devido à chuva volumosa acompanhada de raios e rajadas de vento entre 50 e 70km/h. Em Campo Grande, intercala momentos de melhoria, e por isso o volume acumulado é menos expressivo, 20 mm são esperados. 

Já na quinta (14) deve chover pela manhã em algumas áreas, Ponta Porã, por exemplo, tem previsão de garoa e depois o tempo abre. Já na Capital e em áreas mais centrais, só para de chover à noite. O dia também deve ser marcado pela atuação de uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas. O dia começa frio e não esquenta muito. Corumbá com máxima de 25ºC e Ponta Porã, 20ºC. 

O cenário muda na sexta-feira (15) e no sábado (16), quando uma área de alta pressão passa a atuar sobre o MS inibindo a formação de nuvens carregadas. Serão dias de sol com pouca nebulosidade e grande amplitude térmica, porque as temperaturas também voltam a se elevar. 

Princípio de tornado é flagrado em Corumbá antes de temporal que matou uma criança e destruiu a cidade

ALERTAS

O primeiro alerta é de Perigo Potencial e aponta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. O aviso compreende 55 municípios da faixa que vai do leste, bolsão, central, sul-fronteira, pantanal e norte e é válido até às 10 horas de quinta-feira (14).

Água Clara Guia Lopes da Laguna
Anastácio Inocência
Anaurilândia Itaporã
Angélica Ivinhema
Antônio João Jaraguari
Aparecida do Taboado Jardim
Aquidauana Ladário
Bandeirantes Maracaju
Bataguassu Miranda
Batayporã Nioaque
Bela Vista Nova Alvorada do Sul
Bodoquena Nova Andradina
Bonito Paraíso das Águas
Brasilândia Ponta Porã
Camapuã Porto Murtinho
Campo Grande Ribas do Rio Pardo
Caracol Rio Brilhante
Corguinho Rio Negro
Corumbá Rio Verde de Mato Grosso
Coxim Rochedo
Deodápolis Santa Rita do Pardo
Dois Irmãos do Buriti São Gabriel do Oeste
Douradina Selvíria
Dourados Sidrolândia
Fátima do Sul Sonora
Figueirão Taquarussu
Glória de Dourados Terenos
  Três Lagoas

O segundo aviso em vigor é de Perigo, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O alerta é de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos e compreende 27 cidade do extremo sul, também válido até às 10 horas de quinta-feira.

Amambai Jateí
Antônio João Juti
Aral Moreira Laguna Carapã
Batayporã Mundo Novo
Caarapó Naviraí
Coronel Sapucaia Nova Andradina
Dourados Novo Horizonte do Sul
Eldorado Paranhos
Fátima do Sul Ponta Porã
Glória de Dourados Sete Quedas
Iguatemi Tacuru
Itaquiraí Taquarussu
Ivinhema Vicentina
Japorã  

Além desses, há ainda um terceiro alerta sobre baixa umidade relativa do ar na região do nordeste sul-mato-grossense. A previsão é que as condições fiquem entre 30% e 20%, com baixo risco à saúde e incêndio florestais. O alerta é válido até às 22 horas de hoje e compreende o total de sete cidades:

Alcinópolis Paranaíba
Cassilândia Pedro Gomes
Chapadão do Sul Sonora
Costa Rica