25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de agosto, 2025
spot_img

Grupo Pereira adere à campanha “Todos por Elas” em parceria com o TJMS

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul firmou na tarde de quarta-feira, dia 13 de agosto, mais uma importante parceria na luta contra a violência doméstica e o feminicídio. O Grupo Pereira, uma das maiores redes de varejo do país, com mais de 22 mil colaboradores distribuídos em seis Estados brasileiros – sendo a maioria mulheres – aderiu à campanha “Todos por Elas”, iniciativa que busca unir esforços entre poder público, empresas e sociedade civil para proteger e fortalecer as mulheres.

A coordenadora da campanha, desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher não pode ser responsabilidade exclusiva do Estado. “Precisamos da junção de esforços de todos: poder público, empresas e cidadãos. O Grupo Pereira, referência nacional em políticas de inclusão, dá um passo essencial ao unir sua força e capilaridade para ajudar a conter essa onda de violência que tira vidas e fere dignidades”, afirmou. 

Segundo a desembargadora, os números reforçam a urgência: apenas em 2024, Mato Grosso do Sul já registrou 23 casos de feminicídio e 41 tentativas. “Não podemos naturalizar essa realidade. Precisamos mudar a cultura que ainda coloca o homem como dono da mulher. Isso se faz com punição exemplar aos agressores, mas também com educação e campanhas permanentes”, completou.

O Grupo Pereira iniciou a divulgação da campanha em julho, com spots nas rádios internas das lojas Comper e Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul. Em agosto, mês do “Agosto Lilás”, as ações se intensificam e ganham alcance nacional, com vídeos no GPTV, selos nos tabloides, mensagens nos painéis de LED das lojas e ruas, espaços nos refeitórios para a interação dos colaboradores, artes digitais com a frase ‘Eu Apoio Essa Causa’, canal de denúncias com QR Code e conteúdos informativos.

A empresa também planeja, para 2025, um bate-papo on-line com especialistas sobre como identificar sinais de violência, quais medidas tomar e onde buscar apoio, com participação de representantes do TJMS.

O presidente do Grupo Pereira, Beto Pereira, lembrou que o respeito é valor fundamental da empresa, inspirado pelo exemplo familiar. “Cresci vendo meu pai tratar minha mãe com respeito absoluto. Nunca levantou a voz para ela. Esse valor, que aprendi em casa, é o que procuramos cultivar aqui: respeito independentemente de cargo, cor, religião ou gênero. Se um colaborador tem um problema, a empresa também tem um problema. Nosso papel é acolher, apoiar e ajudar”. 

Beto reforçou a importância de líderes estarem atentos ao bem-estar das equipes e prontos para agir ao perceber sinais de que alguém possa estar vivendo um ciclo de violência. “Às vezes, uma palavra ou um gesto de atenção pode salvar uma vida. Queremos que nossos líderes entendam que cuidar de pessoas vai muito além da função profissional”.

Sobre a campanha – De iniciativa da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de MS, a campanha une, além do Judiciário, o Poder Executivo e a Assembleia Legislativa.

A missão é combater, prevenir e erradicar o Feminicídio, utilizando o poder da comunicação para sensibilizar e mobilizar instituições e sociedade civil.

Fale com a Redação