19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de julho, 2025
spot_img

GT ‘MS sem Racismo’ foca no mapeamento de políticas públicas em Mato Grosso do Sul

Com participação de representantes de diferentes setores, a terceira reunião do Grupo de Trabalho “MS sem Racismo” foi marcada pelo levantamento de ações já existentes no Estado voltadas à promoção da igualdade racial. A iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania.

Subsecretária Vânia Lúcia Baptista Duarte explicou que este momento é dedicado a identificar iniciativas em andamento que contribuam para o enfrentamento do racismo institucional e estrutural. “Estamos mapeando cursos, formações, editais e outras ações que atendem diretamente à população negra. Esse diagnóstico é essencial para consolidarmos uma política pública forte e efetiva em Mato Grosso do Sul”, destacou.

GT ‘MS sem Racismo’ foca no mapeamento de políticas públicas em Mato Grosso do Sul
Secretário-adjunto da Cidadania, José Francisco Sarmento e subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

A reunião contou com a presença de órgãos como a Comissão da Igualdade Racial/OAB-MS; Defensoria Pública Estadual; Polícia Civil/Núcleo Institucional de Cidadania; Secretaria de Estado de Educação; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Conselho Estadual dos Direitos do Negro; Grupo de Trabalhos e Estudos Zumbi-TEZ; Associação de Mulheres das Favelas; Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro; Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, além de representantes do movimento negro e de entidades da sociedade civil.

Durante o encontro, o secretário-adjunto da Cidadania, José Francisco Sarmento, reforçou a importância do GT como espaço de articulação e fortalecimento das ações antirracistas no Estado. “Essa estrutura está à disposição de vocês. Sejam rodas de conversa, formações, debates. O espaço é nosso, e deve ser ocupado para potencializar as ações coletivas”, afirmou.

Para a advogada Andreia Ferreira, representante da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no GT, ampliar o diálogo com a sociedade civil é fundamental. “Quanto mais vozes participam, mais chances temos de construir políticas específicas e efetivas, que atendam de fato às pessoas atingidas pelo racismo. Essa reunião de potências é essencial para avançarmos”, avaliou.

A atuação do Grupo de Trabalho integra a agenda da Secretaria de Estado da Cidadania para consolidar políticas públicas transversais, estruturantes e voltadas à equidade racial em Mato Grosso do Sul.

GT ‘MS sem Racismo’ foca no mapeamento de políticas públicas em Mato Grosso do Sul
Reunião contou com representantes de instituições públicas, movimentos sociais e sociedade civil organizada na construção de ações voltadas à população negra. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)

Programa MS sem Racismo

Sob gestão da Secretaria de Estado da Cidadania, o MS Sem Racismo foi instituído em abril deste ano, com a função de prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e de intolerância correlata, promovendo a igualdade de direitos e de oportunidades para todas as populações étnico-raciais, além de propor, fomentar, articular e mediar ações voltadas à promoção da igualdade racial e ao respeito à diversidade étnico-racial, por meio de políticas públicas e de estratégias intersetoriais de sensibilização da sociedade sul-mato-grossense.

Fale com a Redação