Chegou ao fim o primeiro turno das eleições estaduais e nacionais de 2022. Após nove horas de urnas eletrônicas disponíveis para a votação durante este domingo (02), as sessões eleitorais encerraram suas atividades às 16 horas (MS) e, em alguns locais, aguardam agora apenas pelo término da fila de espera para o fechamento das portas e a entrega dos equipamentos para os responsáveis que irão levar até a sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) onde será feita a apuração dos votos.
Em MS, são 7.137 seções de votação. Clique aqui para acompanhar em tempo real a apuração dos votos
A divulgação começará às 17h do horário de Brasília (16 horas em MS), de acordo com regra aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro de 2021. A norma abrange todos os procedimentos básicos do dia de eleição, como o fluxo de votação, as fases de apuração, a totalização e a diplomação dos eleitos.
Um trecho da resolução (artigo 254) estabelece que, “nas Eleições de 2022, no dia da eleição, todas as unidades da Federação, sem exceção, observarão o mesmo horário oficial de Brasília”.
No quarto boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chegou a 3.222 o número de urnas que precisaram ser substituídas em todo o país, o que representa 0,60% do total de equipamentos utilizados. Apenas uma sessão precisou ter a votação em cédulas de papel.
Já em Mato Grosso do Sul, o novo boletim do TRE-MS aponta que foram 107 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas. Ao todo, 42 urnas foram substituídas e 65 apresentaram problemas diversos, como necessidade de ajustes, reinicialização, troca de bobina, etc.
Os municípios que tiveram problemas registrados e precisam de substituição de urnas até agora foram Campo Grande, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Caracol, Água Clara, Maracaju, Ponta Porã, Deodápolis, Juti, Jardim, Caarapó, Brasilândia, Paraíso das Águas, Bela Vista, Sonora, Ivinhema, Batayporã, Nova Andradina, Aparecida do Taboado e Pedro Gomes.
Além disso, no Estado foram preparadas 8.088 mil urnas, destas 6.912 de votação e 1.176 contingência, ou seja, urnas habilitadas para substituir aquelas que apresentarem defeitos durante a votação. Apenas na Capital o número de urnas disponíveis é de 2.209 de votação e 207 de contingência, totalizando 2.416 urnas eletrônicas.











